O FOTOCOLAGEM está muito feliz e quer dividir esta alegria com nossos leitores. Uma das promoções que mais movimentaram o blog neste ano de 2011 foi, sem dúvida, esta parceria com o site BANANAFOTO. Os leitores realmente interagiram com o blog e participaram do nosso Twitter, comentaram no Facebook e mandaram inúmeras sugestões de imagens para ilustrar este natal especial.
A promoção foi realmente um sucesso. Ao longo das três semanas do concurso o FOTOCOLAGEM conquistou mais de 300 inscrições no Brasil além da participação de fotógrafos em Portugal e na Espanha. Sinal que o blog está realmente expandindo seu alcance para terras distantes. É muito bacana o poder da internet. É informação de qualidade para leitores do mundo todo.
Muito obrigado a todos os leitores que participaram e que, de certa forma, quem não conhecia passou a conhecer e quem já conhecia o site BANANAFOTO pode conhecer ainda mais. Nós temos certeza que o site já faz parte da sua it list na web, não é mesmo? Recomende para os amigos e já deixe a dica para o que eles podem te presentear no próximo aniversário. Que tal?
Agora, vamos aos vencedores! Lembrando que o que mais levamos em conta neste prêmio foi o olhar diferenciado, criatividade e, claro, uma imagem que conseguisse apresentar a verdadeira magia do Natal! O primeiro lugar conquistou R$100 em créditos para gastar com o que quiser no site da BANANFOTO e o segundo e terceiro lugar levam R$50.
segunda-feira, 26 de dezembro de 2011
Resultado da promoção "Orgulho de ser fotógrafo". Foram mais de 300 participações de todo o Brasil
quinta-feira, 22 de dezembro de 2011
Na base do básico. O que você aprendeu sobre fotografia digital? Técnicas na ponta dos dedos
Por: Jorge Carneti
Colaborador à convite da FinePhoto
Após as o acompanhamento do "Curso Básico de Fotografia Digital" proporcionado pela escola FinePhoto, termino aqui meus posts, primeiramente agradecendo à parceria feita pela escola e o Fotocolagem.
Esta parceria resultou nas aulas intensivas que ocorreram em 04 sábados e por último uma saída fotográfica em Paranapiacaba, para que todos pudessem colocar em
Estas saídas fotográficas acontecem quase todos os meses, cada vez em um local diferente. É convidado a participar das saídas os alunos e ex-alunos da escola. Basta entrar em contato com o Rony Costa, através de seu facebook, onde ele divulga todas saídas e eventos da escola.
Neste, ao qual participei, fomos à Paranapiacaba, com cerca de 15 pessoas e uma modelo. Saímos por volta das 8h da manhã e passamos o dia no local para podermos usufruir de todos os climas que o local proporciona. Devido ser uma região serrana, há diferentes fontes de luz que os climas emitem, desde sol forte e amarelo à serração úmida e branca.
Abaixo há o registro de alguns momentos e das técnicas aprendidas em aulas e aqui postadas anteriormente.
Fotos: Jorge Carneti
Avenida Paulista ganhará sede do Instituto Moreira Salles. Prédio terá acervo de 600mil fotografias!
Um terreno na Avenida Paulista, entre as ruas Bela Cintra e Consolação, irá abrigar a nova sede do Instituto Moreira Salles, que pretende ser um marco arquitetônico na cidade. O projeto consiste num novo edifício com três andares (1.200 metros quadrados) dedicados a exposições e um cinema/auditório, além de uma biblioteca de fotografia, salas de aula para cursos, cafeteria, loja e administração.
O projeto vencedor foi do escritório Andrade Morettin, selecionado entre outros cinco participantes do concurso: SPBR Arquitetos, Bernardes Jacobsen Arquitetura, Una Arquitetos, Studio MK 27 e Arquitetos Associados. Compuseram o júri de seleção Pedro Moreira Salles, Karen Stein, Richard Koshalek, Jean-Louis Cohen, Ricardo Legorreta, André Corrêa do Lago, Fernando Serapião e Flávio Pinheiro.
Construir um amplo centro cultural em São Paulo é antiga aspiração do IMS, que desde 1996 está instalado em uma galeria na rua Piauí, em Higienópolis, com espaço insuficiente para abrigar as grandes exposições de fotografia e artes plásticas que promove. Fundado em 1992 pelo embaixador e banqueiro Walther Moreira Salles (1912-2001), o Instituto Moreira Salles é uma entidade civil sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento cultural.
O IMS possui um rico acervo de fotografia (600 mil imagens), música (100 mil fonogramas), artes plásticas (1.200 obras de iconografia do século XIX em papel) e literatura (400 mil documentos e livros de arquivos pessoais de escritores e pensadores.
O Instituto Moreira Salles tem três centros culturais (São Paulo, Rio de Janeiro e Poços de Caldas) onde promove exposições, palestras, shows, ciclos de cinema e eventos. Mais informações, aqui!
Fotômetro na tela do seu celular. Aplicativo do iPhone é recomendado para fotógrafos em diferentes situações
Esta é para os fotógrafos das SLR e demais máquinas analógicas. Para ajudar a medir a intensidade da luz nas vossas fotos, têm hoje gratuita na AppStore esta FotometerPro da Kit Da Studio, uma app que simula o funcionamento de um fotômetro.
No ecrã principal deste fotômetro podemos ver a imagem a analisar num pequeno visor em cima, e logo abaixo temos dois discos onde podemos ajustar os níveis de sensibilidade do filme bem como a abertura pretendida para a lente.
É possível dar maior ou menor compensação de luz usando um pequeno botão que existe do lado esquerdo, e temos no meio um seletor para alternar entre o modo de medição refletida e o modo de medição incidente (usa a câmera frontal no iPhone 4).
Na parte de baixo do ecrã temos finalmente o mostrador que nos dá a indicação da velocidade recomendada a usar para tirar a foto ao assunto que estamos a visualizar.
Existe também um temporizador que apenas pode ser ativado quando a velocidade recomendada é abaixo de 1 segundo. Este aparece já com o tempo aconselhado pelo fotômetro, e apenas temos de tocar no botão de "START", carregar no botão disparador na máquina fotográfica, e aguardar pelo alarme (sonoro / vibratório).
Se quiserem perceber melhor como funcionam os modos de medição reflectida e incidente, dêem um salto até esta página na Wikipedia (tópico 3 - Medição de Luz).
Esta app tem bom aspecto a nível visual, mas peca por ser lento a reagir por vezes. Mas seja como for, esta pode ser uma ferramenta muito interessante de ter à mão por um fotógrafo experiente, ou mesmo por quem esteja a iniciar-se na fotografia analógica (e também Lomos, Pinhole, etc...).
Há um mês do encerramento, mostra fotográfica sobre o Brasil vira referência na Bélgica
A exposição “Extremos”, inaugurada em outubro em Bruxelas, tem revelado um Brasil de múltiplas caras, cores e formas: que é indígena (com um Yanomami em êxtase ritualístico em foto até então inédita de Claudia Andujar) e ao mesmo tempo industrial (imagem aérea de Cássio Vasconcelos com dezenas de automóveis perfilados em uma montadora), por exemplo.
A mostra faz parte da 23ª Bienal Europalia, um dos mais famosos eventos de arte e cultura da Europa e do mundo. Dentro da maior exposição de arte brasileira realizada fora do país nas últimas décadas, a fotografia contemporânea brasileira, curada por Guy Veloso e Rosely Nakagawa, tem espaço privilegiado: três galerias no Centro de Belas Artes, o BOZAR, na capital belga, museu onde se concentram as principais exposições do Europalia.
São retratos, instantâneos e fotopinturas que exploram esse Brasil desconhecido por parte dos europeus; fugindo do estereótipo do país de belezas tropicais e festas exuberantes, mas que é como seu povo, singular, simples, cheio de contrastes, contraditório, apaixonante, em uma seleção laboriosamente estudada de imagens de Adenor Gondim, Anderson Schneider, André Cypriano, Andre Vieira, Carlos Moreira, Cássio Vasconcellos, Claudia Andujar, Cristiano Mascaro, Gustavo Lacerda, José Bassit, Mestre Julio Santos, Luiz Braga, Maureen Bisilliat, Paula Sampaio, Pedro Lobo, Ricardo Labastier, Thomaz Farkas, Tiago Santana e Walter Firmo.
A mostra “Extremos” fica em exibição até 15 de janeiro de 2012 no Museu BOZAR em Bruxelas e é dedicada a Thomaz Farkas, falecido no inicio de 2011.
Confira mais imagens da exposição abaixo:
quarta-feira, 21 de dezembro de 2011
Livro de fotografias mostra olhar de nigerianos sobre seu dia a dia, relacionamentos e trabalho. Confira!
Foto: George Osodi
Um livro sobre fotografia contemporânea da Nigéria, com cenas cotidianas do país africano, foi lançado recentemente em Lagos e em Londres.
Intitulada Nigerianos por Trás das Lentes, a publicação traz os trabalhos de nove artistas, em edição limitada de mil exemplares assinados e numerados.
Alguns dos fotógrafos presentes na obra começaram a fotografar como hobby, mas acabaram fazendo da fotografia uma maneira de expressar.
O livro foi editado por Ebi Atawodi, diretora criativa de uma agência de design com sedes em Abuja e Lagos.
Atawodi, que passou quatro anos preparando o livro, disse à BBC África que algumas cópias dele serão doadas para livrarias e instituições de pesquisa.
"Ele superou em muito as nossas expectativas. A receptividade tem sido 110% positiva", disse.
Para ver mais imagens da obra, clique aqui!
Concurso Leica revela talentos. Inscrições acontecem até 14 de janeiro de 2012. Conte sua história! Participe!
Revelar talentos é um dos grande objetivos do Concurso Leica Fotografe. Ao longo dos últimos anos, grandes fotógrafos que hoje têm fotos em coleções importantes, imagens publicadas em diversos veículos de comunicação e fazem exposições no Brasil e no exterior foram revelados nesse concurso – que é o maior do Brasil em número de participantes. Esta nona edição é realizada mais uma vez por meio da parceria entre a Marinho Comércio Ltda., representante oficial da marca alemã Leica, e a revista Fotografe Melhor, a mais destacada publicação do gênero na América Latina, editada pela Editora Europa. O tema Cena Brasileira é fixo e vale para as três categorias. São válidas apenas imagens feitas em território nacional, já que a intenção é valorizar o Brasil e sua gente, as paisagens, a fauna, a flora e as manifestações folclóricas, culturais, religiosas, artísticas, sociais e esportivas.
São necessárias dez fotos para participar da Categoria Ensaio. As imagens devem “contar uma história”, documentar alguma atividade ou situação. Ou seja, as fotos devem ter relação entre si. Para as categorias Cor e P&B devem ser enviadas três fotos apenas (em cada categoria). Essas podem ser imagens pontuais sem relação entre si. O regulamento deve ser lido com muita atenção. A ficha de inscrição deve ser assinada e remetida via Correios com as fotos. Serão somente consideradas as imagens impressas em papel fotográfico, inclusive as digitais, nos tamanhos previstos. O envio pode ser feito até o dia 14 de janeiro de 2012. Não deixe de participar.
Prêmios:
Categoria Cor/PB 1º lugar
01 Câmera Digital Leica V-Lux 2
Categoria Cor/PB 2º lugar
01 Câmera Digital Leica D-Lux 5
Categoria Cor/PB 3º lugar
01 Câmera Digital Leica V-Lux 30
Categoria Ensaio
01 Câmera Digital Leica M9+50 mm Summarit f/2.5
Para conferir o regulamento clique aqui!
Para inscrições clique aqui!
terça-feira, 20 de dezembro de 2011
Programe-se já para fevereiro de 2012. Curso promete ensinar técnicas de macrofotografia em 3 dimensões
Mestre da macrofotografia no Brasil o artista promete realizar o primeiro workshop sobre o tema no país
Este é o 1º workshop fotografias 3D (anaglifos) do Brasil. Para fazer esse curso você pode ter qualquer modelo de câmera digital (recomendamos modelos que tenham ajuste manual). É recomendável, para o curso, que o aluno leve sua câmera e notebook com software Photoshop para os exercícios práticos. Óculos para visualizar anaglifos serão fornecidos.
Sábado, 11/Fev/2012 das 13h às 17h
- como nosso cérebro enxerga uma imagem 3D;
- o que é um anaglifo;
- como fotografar um anaglifo (com prática no local);
- cuidados ao fotografar;
- como montar um anaglifo (prática com software Photoshop);
LOCALIZAÇÃO:
Curso em São Paulo - SP.
Local: Av. do Cursino, 3653 sala 23 - São Paulo/SP
INCLUSO NO WORKSHOP:
Treinamento teórico sobre funcionamento das imagens 3D (anaglifos);
Treinamento prático para fotografar imagens 3D;
1 par de óculos plástico para visualizar/montar suas imagens 3D;
5 pares de óculos cartão para presentear amigos;
Certificado.
CUSTOS:
R$ 150,00 à vista ou em 2 x R$85,00
PRÉ-REQUISITOS:
Para o Workshop Fotografias 3D (anaglifos) o aluno deve ter câmera digital e é recomendável que leve para o curso também notebook com software Photoshop instalado. Caso tenha alguma dúvida entre em contato.
INSCRIÇÕES:
Para mais informações e inscrições entre em contato pelo site www.macrofotografia.com.br informando seu nome completo e curso de interesse.
As pré-inscrições já estão abertas e a turma será confirmada assim que tiver 4 alunos (e no máximo 12).
WB 2012: mais de 900 inscritos. Em duas semanas, congresso de fotografia de casamento encerra 5 lotes
Artista americano é um dos convidados e estará presente no evento dividindo experiencias com o público durante o Wedding Brasil 2012
Em apenas duas semanas de inscrições, cinco lotes se esgotaram e mais de 900 pessoas se inscreveram para o Wedding Brasil 2012. O evento que acontecerá em São Paulo, entre 21 e 26 de abril, reunirá 1500 fotógrafos do Brasil e de diversas regiões da América Latina para seis dias de workshops e palestras. O sucesso das vendas para o congresso WB surpreendeu e chamou a atenção até mesmo da própria organizadora do evento, a Editora Photos.
Na avaliação de Giancarlo Nicoloso, diretor-presidente da Editora Photos, alguns fatores podem justificar essa busca [quase] desesperada por uma vaga no congresso. A começar pelo próprio histórico do congresso. “O Wedding Brasil está em sua quarta edição. É um evento maduro, que a cada ano tem criado força, melhorado o conteúdo e a programação. Em 2011, os congressistas puderam ver que o evento se manteve num alto nível, sem muitos altos e baixos, e isso faz com que as pessoas acreditem no nosso trabalho e queiram voltar”, pontua Nicoloso. Vale lembrar que, o congresso será realizado no Memorial da América Latina, de 24 a 26 de abril; enquanto que os workshops acontecerão no complexo de estúdios BurtiHD, de 21 a 23.
Outro fator que pode explicar o sucesso do evento, na opinião de Nicoloso, é a grade que reúne mais de 30 palestrantes, entre workshops, palestras e núcleo de tecnologia. O Wedding Brasil 2012 reunirá nomes, como Yervant, que é uma referência do mercado australiano e é considerado um dos cinco principais fotógrafos de casamento e retrato do mundo; e o norte-americano Cliff Mautner, que além de se um fotógrafo de casamento de altíssimo gabarito é um excelente comunicador. “O Cliff tem um estilo de se comunicar que deverá agradar e muito o fotógrafo brasileiro. Nós apostamos nisso”, adianta o diretor-presidente.
Na grade principal do evento, estão ainda os norte-americanos Dane Sanders e David Beckstead; os mexicanos Daniel Aguilar e Ricardo Grajeda; e os brasileiros Márcia Charnizon, Vinicius Matos, Fabio Laub, Anna Quast, Bráulio Delai, Carolina Pires, Kaká Rodrigues, Rafael Benevides e Rafael Karelisky.
A mudança no formato das vendas, que agora é por lotes e não mais por datas de encerramento, também contribuiu para que a procura por passaportes aumentasse no período. Ainda assim, o fenômeno das vendas superou as expectativas da organização. “Em 15 dias, atingimos as expectativas que tínhamos para três meses de inscrições”, finaliza Nicoloso.
Fotógrafo João Bittar morre aos 60 anos em São Paulo
O fotógrafo João Bittar morreu neste domingo em São Paulo, aos 60 anos, em decorrência de um infarto fulminante.
O velório, a partir das 16h, aconteceu no Cemitério do Araçá. O corpo foi levado para o crematório da Vila Alpina, zona leste da cidade, às 8h de segunda-feira.
Nascido em São Paulo, em 14 de março de 1951, Bittar começou a fotografar ao 17 anos. Trabalhou nos principais veículos de informação do país, entre eles a Folha, "Diário de S.Paulo", "Veja", "Exame", "Gazeta Mercantil", "Época" e "IstoÉ", entre outros.
Bittar virou fotógrafo da Folha em 1984. Dez anos depois, após outros trabalhos, assumiu o cargo de editor de fotografia na empresa, sendo um dos responsáveis pela implementação do processo de digitalização fotográfica no jornal.
Entre as imagens que registrou está uma do Lula, então metalúrgico, com o umbigo de fora durante uma convenção da categoria em 1979.
Atualmente, trabalhava na agência Angular Fotojornalismo, criada por ele em 1985.
Deixa três filhos, Thays, 21, André, 23, e Marina, 30. Era casado com Heloisa Ballarini, 42, também fotógrafa.
Exposição com fotos de Cartola feitas por Bittar, na década de 70, pode ser conferida na Imã Foto Galeria (informações aqui).
segunda-feira, 19 de dezembro de 2011
Estão abertas as inscrições para o prêmio da Fundação Conrado Wessel. Fotógrafos concorrem a R$200 mil
A Fundação Conrado Wessel (FCW) está com inscrições abertas para a 10.ª edição do Prêmio FCW de Arte. Os fotógrafos interessados poderão concorrer com Ensaio Fotográfico (publicado ou inédito), comprovadamente produzido entre 1.º de janeiro de 2009 e 15 de dezembro de 2011.
Os candidatos poderão se inscrever com apenas um ensaio, com o tema “BRASIL CONTEMPORÂNEO”, composto por um mínimo de 10 imagens. Uma comissão julgadora, constituída por alguns dos maiores especialistas em fotografia no Brasil, selecionará os 15 melhores trabalhos, que integrarão um livro comemorativo da premiação. Desses finalistas, serão escolhidos os três vencedores, que receberão prêmios nos valores de R$ 114,3 mil (1.º colocado) e R$ 42,8 mil (2.º e 3.º colocados).
As inscrições para a 10.ª edição do Prêmio FCW de Arte podem ser feitas até o dia 09 de março de 2012. A ficha de inscrição e o regulamento completo estão disponíveis no site da Fundação Conrado Wessel (www.fcw.org.br).
O resultado final do concurso será divulgado em março de 2012 e a cerimônia de premiação ocorrerá em 25 de junho, na Sala São Paulo, juntamente com a entrega do Prêmio FCW de Ciência, Cultura e Medicina.
Grandes nomes da Fotografia
Ao longo de sua história de 10 anos, o Prêmio FCW de Arte já contemplou alguns dos maiores nomes da fotografia nacional. Os vencedores das edições anteriores foram: Alexandre Salgado, André Fraçois, Andréas Heiniger, Bob Wolfenson, Gustavo Lacerda, Felipe Hellmeister, Francilins Castilho Leal, Gui Mohallem, João Castilho Leal, José Luiz Pederneiras Barbosa, Júlio Bittencourt, Kenji Arimura, Lalo de Almeida, Leonardo Vilela, Márcia Ramalho, Maurício Nahas, Paulo Veiner, Ricardo Cunha, Ricardo de Vicq, Tadeu Vilani e Tiago Santana.
Sobre a FCW
A Fundação Conrado Wessel (FCW) foi criada em 1994, após o falecimento do fotógrafo Ubaldo Augusto Conrado Wessel, que explicitou em testamento seu desejo de criar uma fundação voltada para a filantropia, o fomento e apoio às atividades culturais, artísticas e científicas no Brasil. A Fundação distribui, anualmente, desde 2003, mais de R$ 1,2 milhão em prêmios, por meio dos Prêmios FCW de Arte, Ciência, Cultura e Medicina.
A FCW também contribui com cinco entidades indicadas pelo seu instituidor. São elas: Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Estado de São Paulo, Exército da Salvação, Aldeias Infantis SOS Brasil, Fundação Antonio Prudente e a Associação Escolar Benjamim Constant. Além disso, outras entidades são selecionadas todos os anos para a doação de cestas natalinas em parceria com o Ministério Público do Estado de São Paulo.
Fotógrafo cria paisagens usando alimentos frescos
A obra do fotógrafo britânico Carl Warner, que cria paisagens com comida, é tema de uma exposição em São Paulo.
Em seu trabalho, Warner cria foodscapes (uma fusão das palavras em inglês food, "comida", e landscape, "paisagem"), nas quais as árvores pode ser feitas de brócolis, pães viram montanhas e pedaços de parmesão fazem a vez de penhascos.
Segundo o fotógrafo, o processo de montagem é lento e pode levar até três dias.
Para criar profundidade, as fotografias são realizadas sobre mesas de 1,2 metro por 2,4 metros e registradas em camadas - o que evita que os alimentos frescos murchem antes do fim da foto - começando do primeiro plano para o segundo plano.
As imagens estão reunidas no livro Food Landscapes ("Paisagens de Comida", em português) e algumas delas fazem parte da mostra "Comendo com os Olhos", aberta ao público no Sesc Santana, em São Paulo, até 30 de dezembro.
Veja mais fotos das paisagens de Warner, aqui!
A estética da fotografia em revistas, jornais e internet
Fotógrafo de campanhas publicitárias, que atua no Studio Roberto Lima ao lado do fotografo Roberto Lima
Confira mais sobre o trabalho dele aqui!
O famoso slogan ‘imagem é tudo’ definitivamente não se encaixa a tudo na vida, porém no trabalho de fotografia publicitária para revistas, jornais, internet e afins, a definição se ajusta com perfeição. Não há dúvida de que ao folhear uma revista ou jornal e ao abrir um site da internet, a foto fala muito mais que qualquer texto, atrai para a leitura calculada ou para um clique num banner.
Com a quantidade de veículos que são impressos diariamente e a velocidade da internet, hoje podemos conferir fotos publicitárias nos mais diferentes tipos e estilos de anúncios. Vemos muita coisa boa, porém há também muita coisa mal feita. Há de se tomar cuidado, pois foto é sim um trabalho artístico que merece profissionalismo e muito cuidado, não basta ter bons equipamentos e sair fotografando, a técnica e a experiência são fundamentais no resultado final de uma imagem. Não dá para fotografar pensando no photoshop, pois, mesmo sendo necessário algumas vezes, nem sempre substitui a perfeição do momento, quando registrado com arte e perfeição.
A tecnologia para aperfeiçoar o trabalho final é muito bem-vinda! Há, porém muitos detalhes a serem observados antes e durante as fotos. Tudo começa com a ideia e a pré-foto, com estudo do tipo ou estilo a ser seguido, a definição de um fundo, objetivo da utilização, o espaço em que entrará o texto, a medida, o formato, a técnica e demais detalhes e especificações necessárias. Após o estudo do briefing, é necessário o cuidado com a limpeza, luz, disposição, composição e principalmente saber qual o resultado esperado do trabalho, qual a mensagem a ser transmitida. A ideia é que a imagem transmita o recado, para que o texto só a reforce.
Cabe ao fotógrafo grande responsabilidade no trabalho final de uma campanha publicitária e isso inclui também uma pré-seleção das melhores imagens captadas, que será enviada ao cliente ou agência para que possa ser selecionada a ideal. Ao fim deste processo é que entra o photoshop, com pequenos retoques, recortes e acertos.
A foto deve realmente falar mais que um texto, passar sensações, transportar o leitor ao layout e desta forma ajudar a campanha ser mais eficaz. Uma coisa é contar a historia, outra coisa é conduzir o leitor ou internauta à história e ilustrar com perfeição. Acredito plenamente que o slogan popular que diz que ‘uma imagem vale mais que mil palavras’ se encaixa perfeitamente a fotografia publicitária. A teoria dos discursos imagéticos nos habilita a penetrar no movimento interno dos anúncios, o que nos dá a possibilidade de empreender os procedimentos e recursos da propaganda.
Ao ver algo impresso, como as imagens vistas em anúncios, que o leitor já tocou ou viu um dia em mais de duas, deve trazer à tona essa experiência vivida. Por isso, as imagens publicitárias, além das técnicas, necessitam transportar a mensagem e serem eficientes no resultado.
sexta-feira, 16 de dezembro de 2011
Foto analógica vira brincadeira nostálgica; coleção de adepto chega a 19 câmeras
UOL Tecnologia
Foto: Willians Valente/UOL
A fotografia analógica virou um estilo de vida compartilhado por uma turma adepta da nostalgia, que bate a foto e pode esperar dias para ver como ela ficou. A relação com a fotografia em si também é diferente -- não é apenas um registro do momento, mas uma postura de que o imediato não é o mais importante, e de que a espera para usar o filme até o fim, levando-o depois para um laboratório revelar, faz parte da brincadeira.
“Câmera com filme tem aquela expectativa de como a foto vai ficar. A gente não pode ver na hora”, diz a jornalista Camila Mazzini, de 27 anos. Esta espera por opção é o que diferencia os fotógrafos “analógicos” atuais do cenário que era a fotografia há pouco mais de dez anos, quando as câmeras digitais ainda não eram tão populares no Brasil.
Hoje em dia, até os celulares cumprem a função de câmera fotográfica, mas o que os adeptos da foto analógica querem mesmo é escolher qual filme usar e qual efeito fazer. Se vai dar certo, é uma questão de tentativa, erro e aprendizado. “Tirar foto com uma câmera analógica traz uma bagagem cultural muito forte. Precisa ter uma noção de fotografia”, afirma a fotógrafa Isa Simão, de 22 anos.
Nesta turma de analógicos há quem some até 19 câmeras, caso do gerente de tecnologia da informação Mabbom Santos, de 29 anos, que viajou do Rio até São Paulo nesta última terça-feira (29) para participar da inauguração de uma loja voltada apenas para a fotografia analógica, a Lomography Gallery Store, que fica na região dos Jardins. Nada mau para um fotógrafo de horas vagas.
Flashes coloridos
Para quem pensa em dar os primeiros passos nesse hobby, a dica de Mabbom Santos é começar pelas câmeras analógicas mais simples e mais fáceis de manusear. O desafio é controlar as imagens e efeitos usando relações entre velocidade de disparo e abertura de diafragma, com mais ou menos luz na foto. Há ainda a variada oferta de filmes, cada um com uma particularidade. “O importante é fotografar sempre, não importa se é com um equipamento caro ou barato”, estimula ele.
A estudante Bruna Cabanne, de 21 anos, opta por usar câmeras de marcas diferentes. Entre as analógicas que ela possui, há uma Fuji antiga. "Filme e revelação ainda são caros", lamenta.
Atualmente, existem muitos modelos com funções diferentes, desde flash azul até uma com lente que proporciona um campo de visão de 170º. O mercado é amplo, com novidades constantes.
Assim como Mabbom Santos, quem curte o estilo costuma ter mais de uma máquina. A universitária Mariana Vieira, de 20 anos, comprou a primeira câmera analógica em dezembro do ano passado. De lá para cá, foram mais cinco. “Cada uma tem um efeito diferente, né?”, justifica, aos risos.
Nessas coleções privadas, é comum encontrar as câmeras lomógraficas, “brinquedo” preferido de quem vive essa onda nostálgica. Feitas de plástico, com formato diferenciado e opções de cores vibrantes, cada câmera Lomo oferece um efeito específico, como, por exemplo, o característico da lente "fisheye" (olho de peixe). Um modelo básico custa a partir de R$ 99, mas há opções que chegam perto de R$ 1.000. Lembrando que ainda é preciso comprar o filme e pagar pela revelação e ampliação das fotos.
Analógico versus digital
Apesar de serem duas vertentes diferentes da fotografia, a universitária Mariana afirma que o analógico e o digital não competem entre si. “Quem ama fotografia gosta tanto de um quanto do outro. Eles se completam”, diz.
Quem vive da fotografia costuma ter uma separação mais nítida entre os dois segmentos. É o caso de Jorge Sato, de 30 anos. Quando busca fotos autorais, artísticas, ele escolhe alguma entre as 14 analógicas que possui. Quando o trabalho é comercial, para algum cliente, a melhor opção é a digital mesmo. “Porque ela é mais imediata, eu preciso entregar as fotos logo”, compara.
Ernst Haas: a plástica na fotografia
Foto: Ernst Hass
Austríaco naturalizado norte americano. Se junta à Magnum em 1949 e a Revista Life em 1953. Haas estuda fotografia no Graphische Lehr und Versuchtenstalt, em Viena. A sua reportagem, publicada na Revista Heute, sobre o regresso dos prisioneiros de guerra a Viena é retomada pela revista Life e assegura-lhe a notoriedade imediata. Em suas mãos, a footgrafia se torna artes pláticas.
Em 1953, a Life publica Images of a Magic City (New York), o seu primeiro grande projecto a cores. Instala-se em Nova Iorque em 1960, onde expõe pela primeira vez no Museum of Modern Art em 1962, realizando no mesmo ano um programa de televisão The Art of Seeing para os canais públicos da cidade. O seu primeiro livro, The Creation, publicado em 1971, vende 300 mil exemplares.
Em 1972, começa o ensino de fotografia. Recebe diversas distinções, incluindo o Kulturpreis da Deutsche Gesellschaft fur die Photographie em 1972, o Leica Medla of Excellence e a Medalha de Ouro da Fundação Hasselblad em 1986. Ernst Haas esmerou-se em provar que fotos tremidas, desfocadas, também, tem beleza e estética inusitada. Sua sensibilidade na captação do movimento aproximou a fotografia da pintura impressionista e, por vezes, da abstrata.
Os planos juvenis de Ernst Haas de se tornar um pintor foram atropelados pela dura realidade da Segunda Guerra: nascido em Viena em 1921, acabou alistado ainda adolescente na aviação alemã e trabalhando na manutenção de aeroportos. Terminado o conflito, em meio a uma economia destroçada, trocou nove quilos de margarina por uma câmara Rolleiflex, passa a fotografar e começou a dar aulas para soldados norte-americanos em cursos organizados pela Cruz Vermelha.
Em pouco tempo, Haas fez uma exposição de seus trabalhos, também organizada pela Cruz Vermelha, e começou a colaborar com revistas como a alemã Heute e agências fotográficas como a Black Star. Em 1949, graças um ensaio sobre os prisioneiros de guerra austríacos, ficou internacionalmente conhecido. Foi convidado a trabalhar na revista norte-americana Life, sonho de qualquer fotógrafo da época, mas acabou optando por outro convite, a agencia Magnum que lhe oferecia maior liberdade.
Foi quando começou a fotografar em cores, para nunca mais parar. "Para mim a cor representa um desafio maior. Em preto e branco só existem tons de cinza; em cores, temos as combinações mais incríveis, com matizes delicados que podem ser aproveitados para obter profundidade ou relevo."
Automaticamente, mudou de temas, deixando os resultados da guerra para trás e mudando-se para New York. "Os tempos cinzentos haviam terminado. Era uma nova primavera, e eu queria celebrar em cores a renovação dos tempos, cheio de novas esperanças."
Morre de uma congestão cerebral em 1986.
Quer um programa diferente para o sábado? Registre a decoração de Natal de São Paulo. Sensibilize seu olhar!
Fotógrafo registra pessoas parecidas com peixes
O fotógrafo norte-americano Ted Sabarese registrou para o projeto "Evolution" pessoas parecidas com peixes de diversos tipos. Nas imagens, as pessoas estão sentadas diante de um prato com o peixe com o qual têm semelhanças.
Na descrição do projeto na internet, o fotógrafo diz: "Com toda a recente, inflamada controvérsia sobre evolução, criacionismo, design inteligente, ciência, religião, a esquerda política, a direita, etc, pensei que pudesse ser provocativo colocar minha opinião visual na discussão. As imagens implicam na questão: é realmente tão difícil acreditar que nós viemos do mar há milhões e milhões de anos?"
quinta-feira, 15 de dezembro de 2011
Câmera captura um trilhão de quadros por segundo
Media Lab/MIT
Dispositivo consegue capturar raio de luz atravessando uma garrafa em apenas um nano segundo, a bilionésima parte de um segundo.
Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês) criaram um sistema de imagens que consegue capturar um trilhão de quadros por segundo. A taxa é rápida o suficiente para produzir um vídeo em câmera lenta de uma rajada de luz atravessando o comprimento de uma garrafa de um litro. Ao custo de 250.000 dólares, a câmera poderá ser usada na computação quântica, produção de vídeos, geração de imagens médicas e células solares.
Andreas Velten, pós-doutorando no Media Lab, um dos maiores laboratórios de inovação do MIT, batizou o sistema de a câmera lenta 'suprema'. "Não há nada no universo que seja rápido demais para essa câmera", disse. O dispositivo foi originalmente criado para ajudar químicos em experimentos onde um raio de luz atravessa um objeto ou é emitida por um elemento.
Velten foi orientado por Ramesh Raskar, o mesmo que ajudou no projeto que vai permitir exames de vista pelo celular, desenvolvido pelo brasileiro Vítor Pamplona, no MIT.
Em inglês, os criadores da super câmera lenta explicam como o sistema funciona:
IIF com grandes expectativas para 2012 e um dos cursos mais esperados do ano. Garanta sua vaga!
Já é conhecida a tradição do Instituto Internacional de Fotografia de inovar sempre. Todos os anos sua experiente equipe de profissionais, formadas por renomados professores, coordenadores, assistentes e colaboradores trazem aos fotógrafos amadores, profissionais ou apaixonados por fotografia uma elaborada grade de cursos livres e de longa duração que permite o aperfeiçoamento profissional (ou meramente pessoal para todos aqueles que vêem a fotografia com um hobby) na incrível arte de clicar.
Foi desta preocupação, em tornar seus alunos cada vez mais preparados para o competitivo mercado da fotografia, ou simplesmente da possibilidade de ajudá-los a ter as melhores recordações que no primeiro semestre de 2012 o IIF trará uma gama de cursos para ambos os públicos, dentre eles o mais que aguardado Intensivo de Cinefotografia.
O curso Intensivo de Cinefotografia é um dos mais procurados da grade, pois pode ser usado em diversas áreas de atuação. O diferencial deste curso é que ele é capaz de aliar as técnicas usadas pelos videomakerscom o olhar fotográfico que os fotógrafos desenvolvem ao longo de sua profissão. Os resultados são belíssimas imagens filmadas com câmeras fotográficas!
Um dos públicos que tem melhor explorado essa técnica de gravação com câmeras é sem dúvidas o de casamento, pois através do seu uso tem sido elaborado aquele que é a nova tendência em casamentos, o Pre Wedding,assim como o vídeo que esta postado nesta mesma página.
Mas, além disso, o uso dos recursos de vídeo em câmera fotográfica tem sido explorado por muitas outras áreas, como culinária, moda, retrato e até mesmo pela música. Nas últimas duas edições do Curso Intensivo, que contou com a participação de alunos do país inteiro, foram elaborados dois vídeos clipes para as cantoras Fantine Thó e Hellen Lyu que você poderá conferir clicando aqui e aqui.
O curso de Cinefotografia é ministrado pelo fotógrafo e diretor de cena Toni Martin, especializado no Canadá e que traz o que existe de mais moderno na área de gravação para seus alunos. Ele é indicado tanto para fotógrafos profissionais quanto para videomaker que desejam ampliar suas ferramentas de gravação.
A divisão do curso é feita da seguinte forma: primeiro os alunos são levados a conhecer o equipamento, quais as principais tendências, as diferenças de filmagens com os diferentes tipos de câmeras; depois são abordados os conceitos de pré e pós produção, além de trabalhar a luz e gravação de áudio. Ao final de quatro dias de aulas teóricas os alunos aplicam todo o conhecimento aprendido em uma situação real de filmagem, com todo o equipamento (inclusive câmeras fotográficas) fornecido pela escola, o que não impede que o aluno possa trazer seu próprio equipamento.
Acompanhados por uma experiente equipe de produção em uma locação externa os alunos elaboram, filmam e editam o roteiro de um vídeo clipe. A produção do conteúdo e seu desenvolvimento ficam completamente em suas mãos, ficando a cargo do professor apenas orientar alguns aspectos.
“O curso de Cinefotografia do IIF foi importante para aprofundar os meus conhecimentos em produção com as HDSLRs, tanto no que se refere a equipamentos e principalmente em linguagem cinematográfica que foi, para mim, o mais interessante. Indico o curso para aqueles que querem elevar o nível de trabalho em qualquer área da produção audiovisual”. – Marcio Norris.
“Hoje faço filmes com as técnicas que aprendi com o Toni no IIF, onde adquiri noções de cinema. A minha turma foi excelente e o network gerado fez com que o curso se tornasse ainda mais proveitoso para o meu trabalho”. Márcio Sheeny.
“O curso de cinefotografia, foi excelente. Pude melhorar muito a qualidade do meu trabalho, conhecendo o funcionamento da máquina fotográfica como filmadora, aprendendo as a tirar o máximo do equipamento. Aprender a contar uma história com características de cinema foi ótimo. E o professor Toni, sem comentários, um excelente profissional, que ensinou muitas coisas que poderia fazer com simples posicionamento de câmeras, a criar imagens tão belas, dominar a luz para contar a história.
E o Instituto Internacional de Fotografia é uma escola com professores muito bacanas e equipe que sempre ajuda os alunos evoluir na fotografia”. Nando Menezes
Esses foram alguns dos depoimentos dos antigos alunos que participaram do curso, o próximo postado por aqui o próximo pode ser o seu! Não perca tempo! Garanta a sua vaga na terceira edição do curso que vai acontecer no dia 23 de Janeiro de 2012.
Interessados podem entrar em contato através do e-mail cursos@iif.com.br ou telefone (11) 3021-3335
Acessórios transformam smartphone em câmera semiprofissional. Que tal fotografar com o seu celular?
The New York Times, em San Francisco
Foto: Divulgação
Enquanto a tecnologia das câmeras de smartphones não para de avançar, a câmera simples tornou-se uma espécie ameaçada. Mas as câmeras de smartphones têm limitações. Por exemplo, por causa das restrições da lente, é quase impossível tirar uma boa foto em close-up ou à distância.
Mas isso está mudando. As companhias estão produzindo dezenas de acessórios de baixo custo que podem facilmente transformar um telefone celular em uma câmera de alto nível. Esses produtos incluem lentes zoom, olho-de-peixe e macro --todas criadas para se acoplar a um smartphone e fazer fotos que parecem ter sido tiradas com uma câmera reflex cara.
A Photojojo, empresa on-line baseada em San Francisco, Califórnia, oferece de tudo, desde lentes telefoto até acessórios caleidoscópicos para smartphone, com preços que vão de US$ 15 a US$ 250. Um dos produtos mais populares da firma é um kit de três lentes por US$ 50. Ele inclui uma lente olho-de-peixe para captar imagens em ângulo aberto, uma lente macro para closes e uma lente telefoto para objetos à distância. As lentes também podem ser compradas individualmente, por US$ 20 a US$ 25.
As lentes vêm com um pequeno anel magnético que se prende ao dorso do smartphone, e podem ser conectadas ao anel quando necessário. Basta prender a lente adequada, tirar a foto e depois desprendê-la -não há necessidade de ajustes de câmera complicados.
"As pessoas não precisam mais se intimidar com fotografias", disse Jen Giese, gerente da loja Photojojo. "Com um smartphone e algumas lentes fáceis de usar, não é preciso saber nada sobre fotografia para tirar ótimas fotos. Tornou-se extremamente acessível."
A firma Olloclip, sediada em Huntington Beach, Califórnia, faz um acessório 3-em-1 para iPhone. O Olloclip não precisa de ímãs; ele se prende ao redor da borda do iPhone, cobrindo a câmera com uma lente diferente. É rápido e bastante simples de usar.
As opções de lentes incluem olho-de-peixe, grande-angular e macro, para chegar a até 10 mm do tema fotografado. O acessório custa US$ 70.
Foto: Divulgação
A Pixeet vende uma lente olho-de-peixe 360 graus por US$ 50 que funciona com quase qualquer smartphone ou tablet. Para usá-la, baixa-se um software gratuito do site da companhia, que então transforma as imagens em espaços interativos "zoomáveis". As fotos permitem que as pessoas naveguem por uma imagem virtual, ampliando-as com um clique do mouse.
Também há vários acessórios acopláveis de lentes sofisticadas e baratas. A Photojojo vende um kit por US$ 15 que inclui um elemento "explosão estelar", que borra as bordas da imagem, e também tem um acessório caleidoscópio.
Todo fotógrafo com um kit de lentes precisa de um tripé. Um dos mais populares para o iPhone 4 é o Glif, feito pela Studio Neat, que custa US$ 20. É uma pequena estrutura de borracha que mais parece uma escova de dentes para viagem. Ele também pode ser preso a um tripé comum. Usando um tripé e um software gratuito disponível na iTunes Store, o iPhone pode tirar fotos de longa exposição à noite, ou imagens temporizadas durante o dia. Embora não sejam tão leves quanto o Glif, há dezenas de outros tripés disponíveis na Amazon.com que podem funcionar com qualquer marca de smartphone.
Também há acessórios para equipamentos de câmera de ponta. A Photojojo, por exemplo, vende um suporte de câmera SLR para iPhone por US$ 250 que pode prender lentes Nikon ou Canon de uma câmera comum de 35 mm. O kit vem com vários acessórios que podem levar algum tempo para montar e parecem um pouco demais para um iPhone. Mas as fotos incríveis talvez valham a pena.
quarta-feira, 14 de dezembro de 2011
Flash: o segredo do retrato certo
Colaborador à convite da FinePhoto
O uso do flash é sempre uma discussão à parte. Quando utilizado automaticamente corre-se o grande risco de estourar a luz na foto. Por isto seu nem sempre é recomendável, mas caso seja necessária sua utilização é bom saber como ele funciona e como aproveitar o máximo dele. Como fazer isto? Existem várias formas de usar seu flash de forma adequada.
No caso dos flash embutidos, toda câmera com ajustes manuais possui também ajustes para a configuração da potência do flash embutido. Basta regulá-lo no item mostrado na foto abaixo. Dessa forma conseguimos ótimos efeitos de luz, mesmo se apontarmos diretamente para o objeto a ser fotografado.
As fotos a seguir são testes de ajustes do flash.
Se mesmo assim sua foto está saindo com uma luz e sombra muito duras, você pode optar por um difusor que deixará seu flash mas tênue. Existem para vender diversos tipos de rebatedores. Mas compre apenas se for realmente necessário, pois se for apenas para uma ou outra foto, você pode usar uns truques que ficarão bem mais baratos. Um deles é o uso de um copo descartável branco. Sim! Basta encaixá-lo em seu flash no momento da foto. Esses copinhos de festa servem como difusores, pois têm uma boa opacidade, não deixando a luz passar totalmente. Caso ainda esteja muito claro, coloque dois ou três, dependendo da sua necessidade.
Fotos: Jorge Carneti
Concurso premia melhores fotos de viagens. Confira!
Foto: Louis Montrose / www.tpoty.com
Fotógrafos de quase 90 países diferentes competiram neste ano pelos prêmios do concurso Travel Photographer of the Year 2011, anunciados nesta semana.
O americano Louis Montrose foi o grande vencedor, do concurso, com uma série sobre um vilarejo pintado em Burkina Faso e outra sobre o festival do Dia dos Mortos no México
Outros fotógrafos de 20 países diferentes foram premiados ou receberam menções honrosas em dez categorias diferentes.
Os trabalhos premiados serão objeto de uma exposição na Royal Geographic Society, em Londres, entre junho e agosto de 2012.
As imagens escolhidas também podem ser vistas no site do concurso (www.tpoty.com).
Para ver mais fotos clique aqui!
Fotógrafo britânico Rob Whitworth faz time-lapse com mais de 10 mil fotos do trânsito caótico do Vietnã
Fonte: Revista Galileu
O fotógrafo britânico Rob Whitworth escolheu um jeito artístico de mostrar o trânsito de carros caótico do Vietnã. Um vídeo em time-lapse reúne mais de 10 mil fotos tiradas por Rob em vários locais de Ho Chi Minh, a maior cidade do país. A música de fundo é “Mondo´77”, da banda escocesa Looper. Confira o resultado:
Traffic in Frenetic HCMC, Vietnam from Rob Whitworth on Vimeo.
Que tal uma produção desta com um vídeo sobre São Paulo?
terça-feira, 13 de dezembro de 2011
Já está disponível a 7ª edição da Revista Foto Grafia
A sétima edição da revista digital Foto Grafia: Universo Fotográfico, publicada pela editora LAPIS Comunicação e Cultura, está disponível para visualização online e download.
A revista destaca a participação de Luiz Garrido na Leitura de Portfólio, entrevista com Sergio Burgi, coordenador de fotografia do Instituto Moreira Salles, sobre a importância da preservação dos arquivos iconográficos e a matéria sobre Cinematografia com a colaboração de importantes nomes do cinema nacional. A edição conta também com Susan Sontag na coluna Click Literário, indicações na rede, ensaios fotográficos e artigos científicos elaborados por leitores da revista.
www.revistafotografia.com.br
Facebook apresenta falha e permite que fotos particulares sejam acessadas. Fotos de Zuckerberg vazam após falha na segurança
Fonte: Terra
Uma falha de segurança nos servidores do Facebook permitiu nesta terça-feira que vazassem fotografias particulares do presidente e executivo-chefe da empresa criadora da rede social, Mark Zuckerberg, que estavam postadas em seu perfil. Entre as fotografias, há imagens do jovem americano na companhia de sua namorada, Priscilla Chan, na cozinha de sua casa em Palo Alto (Califórnia), descansando junto a seu cachorro e se divertindo com alguns amigos.
O vazamento das imagens foi possível depois que um usuário do Facebook descobriu a falha e acessou o perfil particular do fundador da rede social, segundo o jornal New York Post. Em uma das imagens, Zuckerberg aparece exibindo patas de uma galinha morta; em outra, mostra orgulhoso um prato de comida cozinhado pelo próprio jovem, que confessou publicamente só comer carne de animais que ele mesmo matou.
O fato aconteceu em meio a um intenso debate sobre problemas de segurança no Facebook, que inclusive levou vários legisladores a exigirem que a rede social tome medidas para resolver as violações da privacidade de seus 800 milhões de usuários. Zuckerberg, que tem 27 anos e uma fortuna estimada em US$ 17,5 bilhões, segundo a revista "Forbes", foi apontado por outra publicação, a Fortune, o empresário mais promissor entre aqueles com menos de 40 anos.
Confira, abaixo, algumas das imagens de Mark Zuckerberg que vazaram na internet:
segunda-feira, 12 de dezembro de 2011
Nikon fecha parceria com a Fnac em concurso de fotografias. Participe enviando seu portfólio!
A empresa nipônica une-se à empresa varejista para premiar as três melhores fotos do concurso cultural “Por que a sua família tem a cara da Fnac?”
Hoje, 12 de dezembro, a Fnac dá início ao concurso cultural “Por que a sua família tem a cara da Fnac?” e, como não poderia deixar de ser, a Nikon do Brasil apoia o concurso presenteando os vencedores com suas câmeras fotográficas.
Para participar, o interessado deve acessar a página da Fnac no Facebook (www.facebook.com/FnacBrasil), e encaminhar uma foto tirada no tamanho 20x25 que responda a seguinte pergunta: Por que a sua família tem a cara da Fnac. Podem participar do concurso todas as pessoas físicas residentes no Brasil.
As vinte melhores fotografias selecionadas pelo júri Fnac/Nikon ficarão na página da Fnac no Facebook por um período indeterminado e poderá influenciar a decisão do júri as que tiverem mais “Curtir”.
Os nomes dos vencedores serão divulgados no mural da página da Fnac no Facebook em 23 de janeiro de 2012 e os autores das três melhores fotos receberão como prêmio uma câmera Nikon. Todos os ganhadores também receberão um ingresso para participar da próxima edição do Nikon School e um Fotolivro.
O primeiro lugar ganhará uma D3100, que vem com sensor de 14 megapixels e a lente NIKKOR 18-55 mm (zoom equivalente de 3x) com estabilização da imagem VR. O foco automático preciso e rápido possibilita cores vívidas, contrastes surpreendentes e detalhes bem definidos. E mais, a estabilização de imagem VR garante fotos e vídeos mais nítidos mesmo com a câmera em mãos. A Porta HDMI integrada permite conexão direta à TV de alta definição através de um cabo HDMI (opcional). Para registrar grandes momentos com aparência e sensação pessoais às fotos, faça uso do Picture Control, que facilita a escolha entre os modos padrão, neutro, vívido, monocromático, retrato ou paisagem.
Já o participante que ficar em segundo lugar terá a chance de se divertir com uma COOLPIX P500, que vem com lente de cristal NIKKOR ED com zoom ótico de 36X e monitor articulável de 3” de alta definição (921 mil pontos) que oferece praticidade ao tirar fotos. Faz vídeos em Full HD (1080p) e vem com saída HDMI-CEC para facilitar a reprodução dos seus vídeos em uma TV de alta definição (HDTV) ou computador. Suas funções incluem Modo Panorama Fácil, duplo Sistema de Estabilização de Imagens, Aviso de Piscada, Correção de Olhos Vermelhos, recurso de Foco Automático (AF) com Prioridade de Rosto e o de Suavização de Pele.
E o terceiro colocado ganhará uma COOLPIX L120, que vem com lente de cristal NIKKOR com zoom ótico de 21x e tela LCD de 3” de alta definição (921 mil pontos) que facilitam a visualização para compor a melhor imagem. Os recursos inteligentes de Estabilização de Imagem, o Modo de Esporte Contínuo, o D-Lighting, o Modo Sorriso, o Aviso de Piscada, o Autofoco e a tecnologia de Correção de Olhos Vermelhos garantem fotos de qualidade superior.
A Nikon do Brasil não poderia deixar de participar desse concurso para proporcionar aos grandes vencedores a experiência de registrar momentos inesquecíveis com as câmeras Nikon. Mais uma vez, a empresa nipônica visa aproximar-se do consumidor brasileiro, compartilhando momentos, experiências e conhecimento.
Para maiores informações sobre o concurso: www.facebook.com/FnacBrasil
Fotógrafo Valdemir Cunha faz palestra gratuita no IIF
O Instituto Internacional de Fotografia, inaugura em 2012 o módulo Viajantes, que será mais um ponto de encontro para os interessados em fotografia. Promoverá cursos de viagem, saídas fotográficas, natureza, fotografia de atividades ao ar livre, palestras e muito mais, sempre acompanhados de um professional atuante na área.
Preparamos cursos voltados tanto para o público amador quanto para os que visam se professionalizar .
O primeiro será ministrado pelo fotógrafo Valdemir Cunha.
Após vários anos dando workshops por todo o Brasil, Valdemir Cunha, fotógrafo e publisher da Editora Origem, passará a ministrar cursos regulares no Instituto Internacional de Fotografia.
A parceria veio para atender a demanda pelos cursos do fotógrafo, que apresentam três opções de Workshop em seu portfólio: Fotografia de Viagem, no qual passa as experiências de seus 20 anos de fotografia de viagem; Edição Fotográfica, edição de imagens e leitura de portfólio; e Projetos, que mostra como produzir livros e outros projetos como exposições, sites, entre outros utilizando as leis de incentivo fiscal.
A primeira ação para dar início a parceria com a escola é a organização de uma palestra gratuita com o fotógrafo, dia 9 de janeiro das 19 as 21 horas.
Quanto aos Workshops, o IIF lança primeiramente “Fotografia de viagem – Técnica e Planejamento” , de 9 a 12 de fevereiro, com total de 21 horas/aula.
1) Palestra gratuita com Valdemir Cunha – necessária inscrição antecipada pelo telefone 30213335
Data: 9 de janeiro
horario: 19 as 21hs
local: IIF Instituto Internacional de Fotografia– R Engenheiro Francisco Azevedo, 807 v. Madalena, tel. 30213335
2) Workshop Fotografia de Viagem – técnica e planejamento
Este curso será dividido em duas aulas teóricas, uma saída fotográfica com o intuito de produzir um pequeno ensaio fotográfico e um dia de edição e avaliação do material produzido
Data:De 9 a 12 de fevereiro de 2012
Número máximo de participantes: 16 pessoas
Valor: R$ 800,00
Interessados podem entrar em contato através do e-mail cursos@iif.com.br ou telefone (11) 3021-3335
Local: Instituto Internacional de Fotografia– R Engenheiro Francisco Azevedo, 807 v. Madalena, São Paulo tel. 11-30213335
Quem é Valdemir Cunha
Valdemir Cunha especializou-se em fotografia de meio ambiente, natureza e viagens. Trabalhou durante seis anos na Editora Abril, como editor de fotografia das revistas Os Caminhos da Terra e Viagem & Turismo. Viajou por mais de oitenta países, produzindo imagens para estas revistas e outros títulos da editora. De 2001 a 2009 foi editor executivo na Editora Peixes e coordenou o departamento de fotografia da empresa, além de ter acumulado o cargo de editor executivo da revista Os Caminhos da Terra.
Em 2006 começou a produzir livros, lançou Retratos do Brasil, uma coletânea de cenas brasileiras. Em 2007 Pantanal: O Último Éden; em 2008, O Brasil Genial da Oficina de Agosto e Mãos Preciosas: O Artesanato do Ceará; em 2009, fotografou para Tietê: um rio de várias faces e A Paisagem e o Olhar.
Em 2010 Valdemir lança Paraíba do Sul: um rio de histórias. Em 2011 lança Brasil Natural.