Na manhã deste sábado, o fotógrafo Luc Sampaio ministrou a oficina: Câmera Escura. A palestra abordou um pouco de história da fotografia, uma vez que é centrada na fotografia pinhole. “A ideia na apresentação é mostrar que muito do que a gente considera ultratech, último lançamento e coisas do gênero ainda traz o mesmo formato de coisas de 5000 a.C, por exemplo”, explica Sampaio.
O fotógrafo explora um pouco o que era feito antigamente, e aos poucos, relaciona isso ao nosso presente. Desde câmeras fotográficas comuns até radiotelescópios e outros equipamentos que muitas vezes só conhecemos de ouvir falar. Em paralelo à apresentação, foi montada uma câmera obscura que permaneceu transitando pelo evento para quem quiser ver como funciona uma câmera fotográfica "por dentro".
Sobre Luc Sampaio
Tecnólogo em Artes Gráficas pela UTFPR, Técnico em Fotografia pelo Centro Europeu (CWB), Professor de Fotografia Pinhole na Escola Portfolio (CWB) (www.escolaportfolio.com.br). Membro do Comitê de Divulgação do Dia Mundial da Fotografia Pinhole (www.pinholeday.org) desde 2008.
Já teve publicações na revista Café Espacial #5, com o ensaio "Olhar Cansado"eno livro "The Pinhole Camera" de Brian Krummel, na seção "Featured Pinhole Artists".
Ex-assistente de André Sade (Fundo Infinito Fotografia de Publicidade- CWB)Atua como Fotógrafo Free-lancer desde 2006, trabalhando com eventos, retratos, publicidade e moda. É blogueiro e podcaster em http://www.lenteaberta.com.br/
Contato
contato@lenteaberta.com.br
http://www.lenteaberta.com.br/
http://www.twitter.com/lenteaberta
sábado, 30 de janeiro de 2010
Luc Sampaio monta uma câmera escura na arena da Campus Party Brasil
Comodo bate papo sobre direitos autorais na arena da Campus Party Brasil
Na noite desta sexta-feira, o advogado José Roberto Comodo esteve presente na arena da Campus Party Brasil para bater um papo com os participantes sobre direitos autorais. Cômodo é especialista na defesa de artistas, fotógrafos e modelos.
A palestra começou com um painel geral sobre os direitos autorais, distinção entre direitos patrimoniais e morais, formas de transmissão dos direitos patrimoniais. O advogado e fotógrafo também explicou o que é uso indevido, os coletivos fotográficos e o direito autoral e apresentou dicas interessantes para se proteger. Comodo utilizou imagens no telão para ilustrar cada tema.
Sobre José Roberto Comodo
Comodo tem 41 anos de idade, é formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo em 1991 e duas vezes pós-graduado pela mesma Universidade (em Contratos e em Responsabilidade Civil).
Foi diretor jurídico da Rede Record de Televisão entre 1999 e 2003, quando se especializou em direitos do autor e uso da imagem. Além disso, é fotógrafo documentarista e dono da RIGUARDARE - uma Escola e Agência de fotografia fundada em 2003. Sua formação fotográfica foi nas salas de aula dos mestres Cláudio Feijó, Emidio Luizi, Walter Firmo e Iatã Cannabrava.
Contato
comodo@riguardare.com.br
Mario Amaya ensina técnicas de tratamento de imagem na Campus Party Brasil
O designer gráfico Mario Amaya apresentou, nesta última sexta-feira, duas oficinas intituladas: “Tratamento de imagem com qualquer computador”, a primeira ocorreu às 09h30 e a segunda parte foi às 16h30. Os assuntos abordados pelo palestrante foram à desmistificação do tratamento digital de imagem definindo-o como a atualização do trabalho tradicional do laboratorista fotográfico e não como apenas mais uma ferramenta informática. Amaya mostrou como o tratamento de imagem não é dependente de uma plataforma de computador (Mac ou PC), software (Adobe ou não-Adobe) ou formato de arquivo (JPEG ou RAW).
Foram apresentadas soluções de software disponíveis conforme o tipo do computador, demonstrando como se pode fazer isso com ferramentas gratuitas, programas que vêm com o sistema operacional e aplicativos especialistas como Photoshop e Lightroom.
O jornalista finalizou a palestra explicando o fluxo de trabalho com uma sequência definida e organizada de tarefas: importar, organizar, acertar o balanço de branco, definir contraste e saturação, controlar ruído, eliminar invasões de cor, fazer retoques localizados, controlar perspectiva, reenquadrar, armazenar e exportar.
Sobre Mario Amaya
Jornalista de tecnologia com formação em design gráfico. Colaborador das revistas/sites Mac+, Windows e Photoshop Creative, todas da editora Digerati. Começou a trabalhar com imagem digital num PC-XT em 1987, e no Macintosh em 1992. Conheceu o Adobe Photoshop na versão 2.0 em 1993.
Trabalhou na arte do jornal Folha de S. Paulo em 1994-1996 e a partir disso em diversas revistas, como a pioneira revista Macmania (predecessora da atual Mac+), Magnet (predecessora do site Geek.com.br), Tupigrafia e EGM. Na Macmania, onde era editor e diretor de arte, descobriu - se fotógrafo. Mas só foi exercer a fotografia depois, no seu blog (a partir de 2000) e no Flickr (a partir de 2007).
sexta-feira, 29 de janeiro de 2010
Concurso-relâmpago de Fotografia da Campus Party Brasil 2010. Vencedor leva smartphone Nokia N97
Para participar do concurso de fotografia da Campus Party Brasil 2010, promovido em parceria pela área de fotografia e a Nokia, basta publicar uma foto neste grupo do Flickr e concorrer a prêmios.
Trata-se de um concurso cultural limitado a participantes inscritos na Campus Party Brasil. Não serão aceitas fotos enviadas por pessoas credenciadas para o evento como parte da imprensa, bem como os membros do juri e palestrantes.
O concurso tem início a partir das 18h desta sexta-feira, 29 e aceita inscrições até as 18h do sábado, 30. O tema do concurso é um detalhe da arena principal, algo que ninguém vê, ou que passa despercebido.
Os dez vencedores serão anunciados no sábado, às 19h, no palco de Fotografia, Vídeo e Design, da Zona de Criatividade.
O primeiro prêmio será um smartphone Nokia N97. O segundo e o terceiro prêmios receberão mesas digitalizadoras (tablets), e todos os dez primeiros ganharão também um ano de conta pro do Flickr e um pendrive.
Endereço do Flickr da Campus Party: http://www.flickr.com/photos/campuspartybrasil
Murilo Medina apresenta a segunda parte de seu workshop na arena da Campus Party Brasil
Fonte: Deborah Silva
A segunda parte da palestra do fotógrafo Murilo Medina aconteceu nesta, sexta-feira, às 15h30. As imagens editadas de cada um dos participantes feitas na primeira parte do workshop foram transferidas dos respectivos celulares para um computador conectado a um datashow. O número de fotos descarregadas por cada integrante foi limitado.
O palestrante apresentou sites que oferecem softwares gratuitos para diagramação e impressão de livros de fotografia pela internet. Por fim, finalizou seu discurso abordando a importância da gravação das imagens em mídia ótica, de forma a perpetuar a memória - já que boa parte das imagens de celular são realizadas em ambiente doméstico, e retratam parentes, amigos e lugares importantes para cada um de nós.
Para ler a matéria referente a primeira parte do workshop clique aqui.
Contato
Site: http://www.murillomedina.com.br
E-mail: foto@murillomedina.com.br
MSN: foto@murillomedina.com.br
Visite o Site Oficial da Campus Party e fique por dentro sobre tudo que rola
Flickr da Campus Party Brasil 2010 reúne mais de 7 mil fotografias do evento. Confira!
A Campus Party Brasil 2010 é um exagero de números e fotos. O flickr oficial do evento reúne mais de 7 mil imagens das diferentes palestras, oficinas e workshops do evento. Confira os principais momentos do evento, aqui!
Fotógrafos apostam na criatividade do stop motion e concorrem a uma viagem para Campus Party Espanha
A Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH/PR) e a Campus Party te desafiam a:
Criar uma animação de 30 segundos sobre o tema "O que é diversidade pra você? Direitos humanos: igualdade na diferença" ou ainda, criar um mascote virtual que transmita ao internauta uma mensagem visual sobre os perigos da internet e sobre a importancia da navegação segura.
Participe e concorra! Não perca essa chance de conhecer a Campus Party Espanha, em Valência, incluindo passagem aérea, taxa de inscrição, hospedagem e alimentação dentro do evento e ajuda de custo no valor de 250 euros.
Saiba mais, clique aqui!
quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
Confira a agenda da Campus Party 2010. Fotografia
sexta-feira, 29 de janeiro
09:30
FOTOGRAFIA Tratamento de Imagem em Qualquer Computador
Onde: Foto-Video-Design - Zona de Criatividade (mapa)
Descrição: Suas fotos amadoras podem ser significativamente melhoradas usando recursos dos seu computador. Traga as suas imagens, seu computador e descubra como.
15:30
FOTOGRAFIA Fotografia e celular - parte 2
Onde: Foto-Video-Design - Zona de Criatividade (mapa)
Descrição: Celular com câmera todo mundo tem, mas o fotógrafo Murilo Medina vai ensinar como usar esse pequeno objeto que está sempre ao alcance da mão para fazer melhores fotos, num workshop dividido em duas partes. Você vai entender o processo de captura de imagens, das diferenças técnicas para outras câmeras, mas também como compartilhar suas fotos usando Bluetooth, internet e softwares de edição online e gratuitos. Vai explicar também o que é preciso para imprimir suas fotos sem sair de casa. E, de brinde, como organizar seus back-ups para não se perder!
16:30
FOTOGRAFIA Photoshop como aliado da fotografia
Onde: Foto-Video-Design - Zona de Criatividade (mapa)
Descrição: O fotógrafo e designer Mario Amaya vai ensinar como aprimorar suas fotos na pós-produção, usando o mais conhecido software de edição de imagens, o Photoshop, em uma atividade focada mais na fotografia, e menos na ferramenta.
20:00
FOTOGRAFIA Bate-papo sobre direitos autorais
Onde: Fotografia - Zona de Criatividade (mapa)
Descrição: O advogado José Roberto Comodo, especialista na defesa de artistas, fotógrafos e modelos, vai bater um papo sobre o que pode e o que não pode fazer com a imagem.
Murilo Medina ensina técnicas para fotografia de celular na Campus Party Brasil
Fonte: Déborah Silva
Na manhã desta quinta feira o fotógrafo Murilo Medina ministrou um workshop de fotografia de celular na Campus Party Brasil 2010. O profissional ensinou como usar esse pequeno objeto que está sempre ao alcance da mão para fazer melhores fotos. “Celular com câmera todo mundo tem”, afirma Medina.
O fotógrafo montou um fluxo de trabalho da câmera de celular de cada participante compreendendo: captura de imagem, transmissão das imagens dos celulares para o computador, edição e tratamento com ferramentas online gratuitas, compartilhamento digital das imagens, impressão das imagens em livro e gravação em mídia ótica.
O workshop começou com a explicação técnica sobre enquadramento a observação paciente e atenta para identificar - e registrar situações inusitadas e momentos decisivos com uma câmera que está sempre à mão, "shutter lag" e a antecipação do movimento do assunto a ser fotografado.
Após a apresentação técnica, os participantes fizeram um passeio fotográfico pelo pavilhão, sob orientação do palestrante.Cada integrante registrou aspectos da feira que de alguma forma despertaram sua atenção. Amanhã, às 15h30, Murilo Medina irá palestrar a segunda parte do workshop
Sobre Murilo Medina
Murillo Medina cursou Artes Plásticas na Unicamp. Ao retornar para São Paulo, especializou-se em fotografia de estúdio, arquitetura, fotojornalismo e eventos sociais.
Em 2000 recebeu do Ministério Público a responsabilidade por documentar detalhes da arquitetura do Centro Velho de São Paulo, para exposição permanente em seu edifício sede.
Em 2002 fotografou a prostituição na cidade, trabalho que culminou na exposição fotográfica integrante do projeto "Lado B", realizado na Oficina Cultural Oswald de Andrade.
2003 marca sua entrada decisiva na fotografia de casamento, área que trouxe reconhecimento a seu trabalho pessoal, desenvolvido desde a Unicamp.
Em 2004 foi o fotógrafo responsável por todas as imagens do catálogo da montagem da 26ª Bienal Internacional de São Paulo.
A partir de 2006 passou a cobrir o São Paulo Fashion Week, com ênfase nos bastidores dos desfiles. Suas imagens fizeram capas da World Fashion (revista com circulação diária durante o evento), e induziram a adoção de imagens além das passarelas, mais ousadas e experimentais nas capas das publicações concorrentes.
Em 2008 embarca no boom imobiliário paulistano, fotografando de interiores de imóveis a vistas topográficas dos empreendimentos de seus clientes, sobrevoando a cidade, interior e litoral.
2008 também integra o Instituto Alana entre seus clientes, uma organização que promove crítico e intenso debate sobre a publicidade voltada para a criança, e a promoção arbitrária do consumismo infantil.
Em 2009 fotografa o Campeonato Brasileiro de Polo.
O ano também marca a chegada de outro ilustre cliente, o Instituto Brincante, dirigido por Antonio Nóbrega e Rosane Almeida. A documentação fotográfica de suas atividades passa à responsabilidade de Murillo Medina.
Observando a presença maciça de celulares com câmera entre os usuários de telefonia móvel, Murillo passa a pesquisar ferramentas que habilitem o bom uso dessa câmera e sua onipresente disponibilidade.
Como resultado dessa pesquisa monta seu Workshop de Fotografia para Celular, apresentado com sucesso a clientes como Volkswagen, e agora, a Campus Party.
Contato
Site: http://www.murillomedina.com.br/
E-mail: foto@murillomedina.com.br
MSN: foto@murillomedina.com.br
quarta-feira, 27 de janeiro de 2010
FOTOCOLAGEM ganha reconhecimento pela cobertura da Campus Party. Patrocinadores apoiam o blog!
O FOTOCOLAGEM está trabalhando um bucado para levar aos nossos leitores muita informação sobre a semana de atividades da Campus Party Brasil 2010. Além dos eventos relacionados à arena de Criatividade, o blog garante uma visita virtual a todos aqueles que gostariam de comparecer ao evento no Centro de Exposições Imigrantes.
Fotos, entrevistas, vídeos e muitos artigos fazem parte desta cobertura especial do maior evento de tecnologia, informática e comunidades da internet.
Pelo reconhecimento o FOTOCOLAGEM recebeu dois presentes muito legais e queremos dividi-los com vocês:
João Liberato dialoga sobre a História da Fotografia desde os primórdios até a era digital
Fonte: Déborah Silva
O fotógrafo João Liberato esteve presente no palco da Campus Party, na noite de ontem, para apresentar a palestra nomeada “Olhar fotográfico nas artes: De antes do invento da fotografia até a arte contemporânea”. Liberato retoma a trajetória do desenho e da foto: a imagem na história da humanidade, "desde os primórdios até hoje em dia". Contou como a câmera obscura, usada no Renascimento, influenciou a cultura visual e como a fotografia mudou a arte após sua invenção.
“Em busca de uma representação plástica mais fiel o possível, da realidade os artistas recorreram entre outras coisas ao uso da câmara escura e bem mais tarde a fotografia.
No seus primórdios, a fotografia ficou presa aos paradigmas da pintura ao mesmo tempo os artistas se valeram de um novo recurso para suas obras de arte”, explicou Liberato.
Sobre João Liberato
Possui graduação em Desenho Industrial Habilitação em Comunicação Visual pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (1997).Mestrado em Artes Visuais (2008). Atualmente atua como fotógrafo e professor da Faculdades Metropolitanas Unidas.
Contato:
http://www.joaoliberato.com/
Gabriel Boieras ensina técnicas do flash ao light painting na arena da Campus Party
Fonte: Déborah Silva
O fotógrafo Gabriel Boieras marcou presença na terceira edição da Campus Party Brasil 2010 com a palestra “Fotografia com luz externa – do flash ao light painting”. A apresentação aconteceu às 20h00 de ontem. O palestrante ensinou como usar o flash na fotografia, desde os conceitos básicos até alguns recursos especiais. De quebra, explicou como fazer fotos artísticas usando a técnica de lightpainting.
Contato:
http://www.boifoto.com.br/
terça-feira, 26 de janeiro de 2010
Marcos Issa revela técnica inovadora para edição de imagens com agilidade na Campus Party
Fonte: Déborah Silva
O fotojornalista Marcos Issa apresentou na arena da Campus Party a palestra intitulada “Fluxo de trabalho e edição ágil com Lightroom”. Em um mundo sedento por imagens, conseguir entregar um material fotográfico de qualidade com agilidade virou uma necessidade tanto para profissionais, como pra quem leva uma vida corrida.
Em 1h30 de conversa, o fótografo compartilhou sua experiência em coberturas de eventos usando o Adobe Photoshop Ligthroom para entregar um material profissional de maneira veloz para seus editores e clientes, explorando os diversos recursos tecnológicos e de conexão disponíveis onde ele estiver.
“O fotógrafo irá clicar com a câmera conectada ao computador em sua mochila. As fotos serão importadas automaticamente pelo Lightroom, que já irá aplicar presets de tratamento e de metadados (flie info). Enquanto ele fotografa, eu, de outro computador irei acessar remotamente o seu Lightroom e farei a edição. Ou seja, antes mesmo que o fotógrafo veja suas própia fotos, irei editá-las e publicá-las. Não é legal? Não conheço nenhuma empresa jornalística que faça isto no Brasil, mas é o futuro da edição de imagens em jornais”, explica Issa.
Sobre Marcos Issa
Fotojornalista há mais de 20 anos. Trabalhou durante sete anos no O Globo e em 1995 fundou a Agência Argosfoto, que atende aos mercados editorial (Veja, Viagem e Turismo, O Dia, Época, Bloomberg, etc) e institucional (diversas empresas).
Além dos serviços fotográficos a Argosfoto é também um banco de imagens, com venda de fotos on-line e participação de dezenas de fotógrafos.
Em 2005 deu um workshop para fotógrafos profissionais e amadores avançados. De lá para cá não parou mais. A palestra “Fluxo de Trabalho Digital”, já foi ministrada para mais de 700 fotógrafos, incluindo os dos jornais O Globo, Folha de SP e Diário de SP.
Contatos
Agência - http://www.argosfoto.com.br/
Banco de Imagens - http://www.images.argosfoto.com.br/
Cursos - http://blog.argosfoto.com.br/
Técnicas para retrato foi o tema que abriu as palestras de fotografia da Campus Party Brasil 2010
Fonte: Déborah Silva
O fotógrafo André Gardenberg ministrou na Campus Party Brasil 2010 a palestra intitulada “Retratos – técnica, iluminação e uma experiência profissional”. O palestrante apresentou técnicas para fazer retratos profissionais e contou como foi desenvolvido o projeto Arquitetura do Tempo, em que fotografou personalidades brasileiras para mostrar as marcas de expressão da idade, que virou livro e exposição.
Sobre André Gardenberg
Formado em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá., Gardenberg atua como repórter fotográfico. Já trabalhou nos segmentos de teatro, dança, cinema. vídeo clipes, esportes, jornalismo e exposições.
Em 2001 criou o conceito de sua primeira exposição, Arquitetura do Tempo, na qual busca subverter o código da moda e da industria de beleza, que tratam as rugas como restos de vida que devem ser extirpados, escondidos ou transformados. Arquitetura do Tempo foi exibida no Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro e de Salvador, e no Museu da Imagem e do Som de São Paulo, em 2005. Em 2006 foi lançado pela editora Cosac & Naif o livro com fotos da exposição.
Em 2008, concebeu a segunda parte da trilogia, com a exposição Arquitetura do Medo, onde faz uma análise da nova estética nos grandes centros. Devido a violência, sociedade numa tentativa de se proteger, colocando grades em suas casas, prédios, condomínios, acabou aprisionando-se.
Atualmente o fotógrafo ministra workshops de iluminação pelo país.
Contato
http://www.andregardenberg.com.br
FOTOCOLAGEM aterriza na Campus Party 2010. Assista!
Campus Party Brasil 2010 que acontece de 25 a 31 de janeiro, em São Paulo, promove 24 horas por dia de atividades e conteúdos que foram escolhidos pelos campuseiros em parceria com a organização do evento. Reportagem: Eduardo Chaves especial para o Diário do Grande ABC / FOTOCOLAGEM
Dinâmica, moderna e encorpada. Campus Party 2010 promove interatividade e conhecimento digital
Fonte: Eduardo Chaves
O primeiro dia do evento mais importante do calendário de tecnologia do país começou cedo. Ainda por volta das 11h um grupo grande de campuseiros aguardavam a abertura dos portões do Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. Nas malas, além de cases, computadores, fios e cabos, os geeks levavam uma busca incessante por conhecimento.
O público só crescia do lado de fora. O frio era a cia mais próxima dos aventureiros que chegavam de todas as partes do Brasil e também de 22 nacionalidades estrangeiras, entre eles, americanos, chilenos, suecos, argentinos, mexicanos e espanhóis.
Do lado de dentro o que se podia ver era uma estrutura exageradamente organizada. Muito maior em dimensões, o evento de 2010 dá inveja para a mesma base de 2009. O pavilhão agora todo ocupado apresentava-se dividido em três partes, a primeira delas, logo na entrada oferece aos visitantes e não pagantes, um passeio entre os expositores e principais patrocinadores do evento. Depois, em um segundo momento, após passar por quatro, cinco, oito seguranças é possível chegar até a arena onde acontecem as oficinas e palestras. Depois, fechados a sete chaves e longe da imprensa, estão os abrigos dos campuseiros que devem passar mais de 500 horas absorvendo e trocando conhecimento.
Entre novas e velhas amizades, os fotógrafos do evento, não aqueles credenciados como imprensa, mas sim os amadores e hobistas chegam tímidos. É nítido perceber que o número de jovens portando câmeras profissionais e semi-profissionais no evento aumentou. De um lado se vê homens portando NIKON de outro, nas mãos de alguns poucos é possível filtrar o olhar para a CANON. Não importa a marca, mas percebe-se que o evento não vai passar apenas na memória.
Às 17horas a coletiva de imprensa aguardava as perguntas mais afiadas dos jornalistas. Marcelo Branco, diretor geral da Campus Party Brasil 2010 não gagueja e nenhuma reposta e enche a boca pra dizer que o Brasil sustenta hoje o maior evento de comunidades da internet. “O que isso representa?”, grita uma jornalista no meio da coletiva. Do outro lado, Pablo, um dos organizadores do evento responde: “Daqui vai sair o próximo dono do Google, não tenho dúvidas disso!”.
Os números do evento impressionam: são mais de 900 profissionais envolvidos na Campus Party; cerca de 12 mil campuseiros; 100 mil visitantes da área expo; 40km de cabo de conexão; 20km de cabo de fibra ótica; 553 atividades e 700 horas de palestras e oficinas.
Um evento como este não poderia ser grande apenas na estrutura, segundo ainda Marcelo Branco, o investimento em dinheiro não é possível calcular, já que uma conexão de 10gb oferecidas pelo evento aos campuseiros, ainda não é um produto disponível no mercado. No entanto, a máquina de calcular do evento já reserva cerca de R$13milhões em estrutura, parcerias e acordos comerciais.
Comparada por uns como a “Semana de Arte Moderna” em pleno século XXI, a CAMPUS PARTY precisa surpreender mais que números e quantias exorbitantes. Talentos devem ser revelados, parcerias consolidas e projetos estudados. Afinal, ninguém larga sua vida para ficar imergido em uma cultura vã e sem propósito.
Veja algumas imagens do primeiro dia do evento:
segunda-feira, 25 de janeiro de 2010
Campus Party Brasil 2010 garante 500 horas de atividade digital
Fonte: Eduardo Chaves
Diário do Grande ABC
Acesse o post original, aqui!
A partir desta segunda-feira, o Centro de Exposições Imigrantes será palco do maior encontro mundial das comunidades da internet, a Campus Party 2010. A terceira edição do evento, que reúne os aficionados por conteúdo e entretenimento em rede, deve contar com a participação de cerca de 6 mil internautas de várias partes do país e do mundo.
Os participantes estarão conectados a uma velocidade de 10GB e terão uma agenda repleta de atividades, como oficinas, palestras, conferências, competições e lazer. Os temas foram divididos em quatro zonas: Ciência, Criatividade, Entretenimento Digital e Inovação. Incorporados neste espaço, o evento vai oferecer 24 horas de atividades e reunirá as principais comunidades de software livre, fotografia, música, design e games, dentre outros.
Este ano, a Campus Party Brasil apresentará novidades no processo de escolha da programação. Segundo o diretor-geral do evento, Marcelo Branco, a organização ouviu as sugestões e opiniões de líderes de comunidades sociais e ex-campuseiros para construir uma grade de conteúdo. "Queremos oferecer atividades dos mais variados assuntos sobre o mundo digital e promover um grande diálogo entre todos os segmentos da web brasileira", comenta Branco.
Destaque da programação - A exemplo do que aconteceu em 2009, o "Momento Telefônica" é o ponto alto da programação e traz para o Brasil grandes nomes da era digital. O responsável pela campanha de Barack Obama nas eleições presidenciais, Scott Goodstein, promoverá uma discussão sobre política nas redes sociais e deve garantir todos os holofotes do evento. Outro que também merece destaque é Lawrence Lessing, um dos fundadores do Creative Commons e um dos maiores defensores do uso livre de bens culturais na web.
Já o brasileiro Marco Figueiredo fará palestra sobre a exploração espacial livre e a luta pelo conhecimento aberto. Ele divide a atenção com Marcelo Tas, que participará de um debate com um líder tecnológico de uma tribo quilombola sobre a popularidade das redes sociais e os fenômenos na web.
Na arena de música, o destaque é para o debate sobre questões que envolvem direitos autorais, compartilhamento e música livre. "A Campus Party mostra o que vem por aí", comenta o diretor de conteúdos do evento, Sergio Amadeu. Sobre a utilização de software livre, os campuseiros que gostam de música participarão ainda de uma oficina sobre produção musical de baixo custo e processo de gravação e edição de áudio em programas free.
No painel destinado à Realidade Aumentada, será abordado o fato de o uso do vídeo nos dispositivos estar se tornando cada vez mais frequente e possibilitando a criação de novas formas de interação e comunicação, principalmente em material publicitário e de propaganda. Os geeks vão conhecer um pouco do conceito, as aplicações e os estudos que estão sendo desenvolvidos na área.
Segurança monitorada - Em um evento que ultrapassa a marca de 100 mil visitantes, segurança é um dos pontos fortes da organização. Segundo a assessoria de imprensa da Campus Party, todos os cuidados estão sendo tomados para que o campuseiro possa desfrutar da grande festa da interatividade digital.
Equipes da Polícia Militar e seguranças particulares farão o monitoramento dos equipamentos que entram na arena do evento. Os participantes receberão uma fita de identificação para grudar em todos os seus materiais eletrônicos, como notebooks, câmeras e periféricos, que levará o número do RG do campuseiro.
Apesar de bolsas e mochilas serem revistadas ao entrar e sair do espaço, a organização pede para que os participantes levem cadeados para fixar seu material às mesas. "Ninguém vai ao estádio e deixa sua câmera digital na cadeira. Nós estamos fazendo a nossa parte e contamos com a colaboração de todos", comenta Robson Melendre, da The Jeffrey Group, responsável pelo evento.
domingo, 24 de janeiro de 2010
FOTOCOLAGEM realiza cobertura da Campus Party 2010. Participe enviando textos e fotos sobre o evento
Pessoal a partir de segunda-feira estaremos fazendo a cobertura da Campus Party, durante toda semana vocês poderão acompanhar tudo que rola no evento que é considerado o maior em inovação tecnológica, internet e entretenimento eletrônico em rede do mundo. Além dos posts com muita informação e fotos que estarão por aqui, vocês também poderão ficar antenados no twitter @fotocolagem, com RTs ao vivo sobre as palestras, exposições e workshops.
Quem estiver pela Campus Party, seja como visitante, palestrante ou campuseiro pode ter sua foto ou texto publicado em nossas páginas. Isso mesmo, estaremos abertos a publicação de fotos e textos de quem quiser fotografar ou escrever sobre o evento. Para participar basta enviar seu material com o nome dos créditos para o email: contato@fotocolagem.com.br
sexta-feira, 22 de janeiro de 2010
Olhar distante: o Rio através da teleobjetiva
O fotógrafo Fernando Rabelo percorreu a cidade com sua câmera digital em punho, equipada de uma teleobjetiva, Rabelo escolheu pontos de observação privilegiados – como o topo de prédios e montanhas. Fernando procurou locais de onde pode capturar imagens raras com a teleobjetiva, uma lente que aproxima o assunto e tem o poder de tornar grande o que, a olho nu, estaria pequeno, misturando, em perfeita simbiose, real e imaginário.
O resultado do trabalho, intitulado Olhar distante: o Rio através da teleobjetiva, com curadoria de Pedro Agilson, será exibido a partir do dia 26 de janeiro de 2010, no projeto Expofoto, do Oi Futuro Flamengo, no Rio.
O exercício de ver, olhar, reparar, pode tornar-se um grande jogo. E é a este desafio prazeroso que Fernando Rabelo mostra nesse ensaio fotográfico. Suas imagens de lugares, paisagens e prédios revelam composições e contrastes urbanos inusitados, dotados de um grafismo surpreendente.
O ensaio de Rabelo transforma deliciosamente velhos ícones. Em vez de expandir a cena, enfatiza o detalhe. A habilidade fotográfica de Fernando Rabelo nos dá um presente pictórico, descortinando também outras questões caras à cena visual contemporânea. A capacidade de proliferação de imagens, a insaciável arte da fotografia que, tendo como artífices bons profissionais, podem ainda nos encantar e nos surpreender. E também, o potencial imagético da cidade do Rio de Janeiro que não cansa de ser registrado por pintores desde o século XIX. O que naquela época, eles se esmeraram em fazer, hoje cabe aos muitos fotógrafos da cidade, perpetuar. Olhares plurais que ajudam a elaborar um acervo cada vez mais rico de imagens do Rio de Janeiro.
Nascido em Belo Horizonte, radicado no Rio de Janeiro desde 1990, Fernando Rabelo despertou para a fotografia na França, onde viveu durante o exílio do pai. Ainda adolescente, iniciou sua carreira fazendo flagrantes do cotidiano de Paris onde cursou fotografia. Aos dezessete anos, com a anistia política, Fernando retornou ao Brasil. Trabalhou para os jornais O Globo, Folha de São Paulo (sucursal do Rio de Janeiro) e no Jornal do Brasil, no qual foi fotógrafo durante doze anos e depois editor de fotografia. Em outubro de 2007 fundou o blog fotográfico Images&Visions, no qual ele é o editor até os dias de hoje.
Serviço: Projeto Expofoto “Olhar distante: o Rio através da teleobjetiva”, de Fernando Rabelo.
Oi Futuro Flamengo. Rua Dois de Dezembro, 63/Nivel 8. De 26 de janeiro a 07 de março de 2010. De terça a domingo, das 11h às 20 horas/Nivel 8. Entrada franca. Classificação etária: livre.
Jornada Fotográfica promete 24 horas de registros sobre a cidade de São Paulo
No próximo dia 23 de janeiro, a partir das 18h00, até o dia 24 às 18h00, a Jornada Fotográfica vai comemorar o aniversário da cidade de São Paulo que completa 456 anos de sua fundação no dia 25.
A idéia é documentar a Cidade durante 24 horas, e disponibilizar as imagens em tempo real através da internet.
O ponto de encontro será no Telecentro Bela Vista que fica na Rua Treze de Maio, 361. Lá haverá computadores para descarregar as fotos e fazer a publicação. A proposta é que durante as 24 horas tenhamos grupos saindo de hora em hora e que cada grupo volte depois de três horas para descarregar as fotos. É possível participar de vários grupos.
Não esqueçam de levar o cabo para poder descarregar as fotos e a carteira e identidade (RG) para ter acesso ao Telecentro.
Para a inscrição, basta enviar nome, e-mail, telefone de contato e horário de preferência para: andredouek@uol.com.br
São
Paulo
24 Horas
Descubra o Patrimônio Histórico de sua Cidade
Coordenação: André Douek
Quando: De Sábado, 23 de janeiro de 2010, às 18h00 a Domingo, 24/01 às 18h00.
Onde: Ponto de encontro no Telecentro Bela Vista
Rua Treze de Maio, 361.
Quanto: Atividade Gratuita
Inscrições: Enviar nome, e-mail e telefone de contato para: andredouek@uol.com.br, até 21/01
Informações: www.andredouek.blogspot.com ou pelo telefone (11) 9113-5311 com André Douek
Foto ganhadora de concurso é desclassificada por usar animal treinado
Fonte: BBC Brasil
Acesse o post original, aqui!
A foto vencedora do prêmio Wildlife Photographer of the Year, de um lobo ibérico saltando o portão de uma fazenda na Espanha como se fosse atacar uma presa, foi desclassificada após a descoberta de que se tratava de um animal que pertencia a um zoológico e havia sido treinado.
"Lamentamos confirmar que após uma cuidadosa investigação... o painel de jurados concluiu que é provável que o lobo é um animal que pode ser alugado para posar em fotografias, o que viola uma das regras do concurso", anunciou Louise Emerson, uma das organizadoras da competição, na qual concorreram mais de 43 mil fotos.
Segundo ela, para tomar a decisão os jurados examinaram provas, conselhos de especialistas em fotografias da natureza e o depoimento do fotógrafo espanhol José Luis Rodríguez, autor da foto.
Rodríguez nega ter usado um animal de aluguel.
Sem vencedor
Em dezembro, quando foi iniciada a investigação, ele disse que esperou semanas para conseguir a foto perfeita, entre convencer um fazendeiro a deixar que um lobo selvagem entrasse em suas terras, atrair o lobo com um pedaço de carne e ganhar sua confiança para instalar o equipamento.
Mas, recentemente, a revista especializada em vida selvagem Suomen Luonto, publicada na Finlândia, afirmou que o lobo, na verdade, se chama Ossian e vive em um zoológico perto de Madri.
Um especialista em lobos, citado pela revista, disse que o animal parece ter sido treinado para saltar sobre o portão, já que uma espécie selvagem muito provavelmente tentaria passar espremida por entre as barras.
Diante da desclassificação da foto de Rodríguez, os jurados do concurso preferiram não apontar um vencedor para 2009.
O Wildlife Photographer of the Year, distribuído anualmente, é considerado um dos mais importantes prêmios mundiais de fotografia.
O autor da foto vencedora receberia um prêmio de 10 mil libras (cerca de R$ 28 mil). As fotos vencedoras em diferentes categorias e as menções honrosas formam uma exposição no Museu de História Natural de Londres, que depois segue para vários países.
Vaga para Analista de Eventos / Fotógrafo
Características do Cliente: Grupo Nacional situado na região do Morumbi (Zona Sul – SP) atuante na área de Eventos Universitários (Formaturas, Jogos e Confraternizações) e Corporativos há 11 (onze) anos, com forte atuação e crescimento constante, busca profissionais para atuar em seu segmento de Foto e Filmagem.
Responsabilidades da Vaga: Reportando-se ao Diretor, suas principais responsabilidades serão:
- coordenação de eventos – responsável pela organização das equipes de foto e filmagem durante eventos;
- organização e manutenção do Estoque Digital (fotos digitais via mini DV);
- separação e avaliação de fotos;
- avaliação de fotógrafos;
- avaliação de laboratórios;
- separação, organização e envio de material para o laboratório;
- checagem da qualidade dos álbuns;
- realizar cobertura fotográfica em alguns eventos.
Conhecimentos necessários: Fotografia Profissional / Conhecimento Intermediário no Pacote Office (Excell, Word, PowerPoint e Outlook) / Conhecimento intermediário de Photoshop e Corel Draw (e/ou outros programas de edição de fotos).
Para o trabalho: contratação CLT, horário de trabalho das 9hs às 18hs de segunda-feira a sexta-feira, a empresa fornecerá Nextel e reembolso de despesas em caso de cobertura de eventos. Salário Inicial: R$2.000,00.
Os candidatos precisam dispor de carro próprio e máquina fotográfica digital profissional para o trabalho.
Os interessados devem encaminhar para o e-mail consultrh2009@hotmail.com o currículo atualizado e endereço web do portfólio (se digital) / Caso tenha somente o portfólio físico - levar no dia da entrevista.
Contato:
Ana Carolina V. M. Gutierrez
Consultora de R.H.
cel: 11 9495-8186
quarta-feira, 20 de janeiro de 2010
Olhos em forma de câmeras
Por: Rodrigo Favero
Colaborador do FOTOCOLAGEM
Como havia comentado no post anterior, dessa vez vamos conhecer um pouco as câmeras que fazem parte do universo da lomografia, afinal são elas que dão todo charme e estética ao que vemos e sentimos. Ele será divido em duas partes para facilitar a explicação. Com o passar dos anos novos modelos foram sendo incorporados ou criados, cada uma com particularidades que fazem delas objetos únicos. Vou listar as principais e falar um pouco sobre cada uma:
Holga
Talvez o meu xodó quando se fala em lomografia, é uma camêra de médio formato, ou seja, utiliza filmes 120mm e produz imagens em formato quadrado. Tem preço baixo, permite inúmeras modificações em suas estrutura o que faz dela uma das preferidas por muitos usuários, além do que é muito fácil de manusear. Surgiu na década de 80 em Hong Kong, é feita de plástico, inclusive as lentes e como não tem uma boa vedação permite que a luz entre e queime o filme, conferindo efeitos maravilhosos as imagens. Cada uma tem um “defeito particular” o que faz de cada Holga um item único. Pode ser encontrada em cores diversas, com flashes coloridos e até mesmo no formato 35mm.
Diana
Ícone dos anos 60, essa câmera de 120mm muito popular, também surgiu na China e sua produção custava incrivelmente apenas 1 dollar devido ao seu baixo custo. Seu uso é muito fácil, do tipo “point and shoot” que cria imagens com desfoque, suavidade, remetem a um sonho e criam toda uma aura e imaginação ao redor dela. Conforme o tempo foi passando e sua reputação aumentando, se tornou cult, uma máquina que usava apenas 1 dólar passou a ser vendida por 150 dólares. Assim como a Holga possui outros modelos, cores e acessórios que tornam a brincadeira ainda mais divertida.
SuperSampler:
Multiplicar sua visão por 4, a SuperSampler não é como as outras definitivamente, extremamente leve, de baixa manutenção, não precisa de baterias, utiliza filmes 35mm, essa pequena câmera faz qualquer imagem ganhar movimento devido as suas 4 lentes dispostas horizontalmente. Puxe a corda para avançar o filme, ajuste entre duas velocidades, aperte o botão e voila, os resultados são surpreendentes mas lembre-se que ela precisa de muita luz (muita mesmo) e recomenda-se utlizar um filme ISO entre 400 e 800.
terça-feira, 19 de janeiro de 2010
Fotógrafos brasileiros mostram sua arte na Itália. Exposição na Europa é opção para turistas
O objetivo da curadoria é mostrar um outro registro da arte fotográfica brasileira, fugindo do estereótipo de imagens exóticas de país pobre e tropical. Os dez artistas selecionados têm suas origens em diversas partes do Brasil trazendo um olhar de diversidade fora dos centros urbanos mais conhecidos. Seu traço de união é a linguagem contemporânea e o alto nível técnico.
A exposição é um momento raro onde será possível admirar trabalhos de fotógrafos do Acre, Pará, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Um grande apanhado artístico do Brasil no centro histórico de Nápoles. A mostra tem a curadoria de Paula França . O fotógrafo italiano Paolo Vitale colaborou na seleção das fotografias.
Serviço
DIECI – Fotografi Brasiliani
Data : 6 a 27 de fevereiro de 2010
Inauguração: 6 de fevereiro às 20 horas
Espaço expositivo BereVino WineBar
Endereço: Via San Sebastiano, 62 Napoli - Itália
Blog revela as aventuras vividas por jovens em expedição fotográfica na América Latina
Pessoal, gostaríamos de indicar para vocês o blog “Trotamérica: Mochilão 2010”. Conhecemos esse blog, por um email enviado a nós pelo estudante de design gráfico e fotografia, Rafael Vilela que nos pediu para divulgar a iniciativa. Ele e mais nove estudantes da UFSC estão em viagem pela América Latina desde dezembro. Eles ficarão em viagem até meados de fevereiro, neste blog eles postam tudo sobre suas experiências, fotos, impressões e emoções da viagem. Confira no: www.trotamerica.wordpress.com
Stop Motion. Animação quadro a quadro. Criatividade segundo a segundo
Lego brinca de stop motion para promover projetos e idéias!
O que é Stop Motion?
O termo stop motion quer dizer: stop = parado, motion = movimento Técnica de animação na qual o animador trabalha fotografando objetos, fotograma por fotograma, ou seja, quadro a quadro. Basta utilizar uma câmera fotográfica, uma filmadora e até desenhos no papel ou no computador. Só é preciso filmar e pausar; mudar os personagens de lugar e soltar a tecla de pause; filmar e pausar de novo. E assim até toda a sequência desejada estar pronta. Nesta fase pode ser acrescentadas efeitos sonoros como fala ou música. Pode-se utilizar diversos materiais, dentro dos mais comuns, estão a masa de modelar (massinha). Um dos muitos filmes feitos com essa técnica foi O estranho mundo Jack (1993) de Tim Burton. A Fuga das Galinhas, A Noiva Cadáver, Wallace e Gromit, Batalha dos Vegetais são exemplos de filmes em Stop Motion. (fonte: Wikipédia)
segunda-feira, 18 de janeiro de 2010
Paranapiacaba é o destino certo para saída fotográfica em janeiro
O fotógrafo Joseé Lonel Majewski está organizando o primeiro passeio fotográfico de 2010.
E será na cidade de Paranapiacaba. Para quem não conhece, Paranapiacaba é uma pequena vila que pertence ao município de Santo André e fica a aproximadamente 50 kms de Sampa, sendo acessível de carro ou ônibus.
Os horários definidos para encontro do grupo são:
07:30 - para quem quiser sair em grupo de Sampa. O ponto de encontro será o Shopping Metrô Santa Cruz;
09:00 - em Paranapiacaba, em frente a Igreja Matriz.
O único empecilho nesse passeio será o tempo. Como é uma pequena cidade de serra, e as ruas são de terra, se houver previsão de chuva ou ocorrido chuvas fortes na véspera, o passeio será cancelado. O passeio também encontra-se cadastrado no Pictour.
Confirme sua presença mandando um email para:
josemajewski@gmail.com ou confirme pelo blog, aqui!
Capacitação profissional, Moda, Photoshop e mais em fevereiro. Instituto Internacional de Fotografia divulga calendário de cursos
Fonte: IIF
Acesse o post original, aqui!
Fevereiro vem com o tudo e o clima do IIF é de muita animação com os cursos da programação. A estréia do novo curso de Capacitação Profissional em Fotografia é o momento mais aguardado do mês, além dos já bem-sucedidos cursos Olhar Fotográfico, Book e Retrato com Tyto Neves e o novíssimo Edição e Montagem de Portfólio. Seguindo sempre a tradição de fotografia de moda ser no IIF, fevereiro traz Photoshop para Moda e Book com Alex Villegas e Direção de Modelos para Moda e Book.
A seguir o calendário do mês e uma breve apresentação dos cursos:
Capacitação Profissional em Fotografia – início dia 02 das 19h às 22h
A proposta desse curso é ser rápido, mas consistente em preparar fotógrafos para estrear na profissão com segurança técnica e conhecimento de mercado.
FICHA TÉCNICA
Carga horária: 120h
Vagas: 15
Valor do investimento: matrícula – R$ 50,00 e mensalidades: R$ 400,00
Fotografia de Produto Still – dias 06 e 07 das 9h às 18h
O curso visa capacitar fotógrafos profissionais e amadores a trabalhar com as diversas possibilidades da fotografia de produtos, em estúdio, refletindo e resolvendo as principais demandas dessa especialidade.
FICHA TÉCNICA
Carga horária: 16 h
Vagas: 15
Valor do investimento: R$600,00
Photoshop para Moda e Beleza com Alex Villegas – dia 20 das 9h às 18h
Neste curso, são abordadas as principais tendências do tratamento de imagens, e como elas são aplicadas à fotografia de moda e beleza.
FICHA TÉCNICA
Carga horária: 08 h
Vagas: 15
Valor do investimento: R$500,00
Direção de Modelos para Moda e Book – dias 20 e 21 das 9h às 18h e 23 das 20h às 22:30
Curso teórico – prático com o objetivo de facilitar o entendimento das dinâmicas da direção de modelo.
FICHA TÉCNICA
Carga horária: 18 h
Vagas: 15
Valor do investimento: R$750,00
Edição e Montagem de Portfólio – dia 27 das 9h às 18h
O objetivo desse curso teórico e prático é permitir ao fotógrafo fazer uma edição consciente e montar um portfólio profissional.
FICHA TÉCNICA
Carga horária: 08 h
Vagas: 15
Valor do investimento: R$400,00
Book e Retrato com Tyto Neves – dias 27 e 28/ 02 das 9h às 18h
Curso realizado de maneira intimista, onde a interação permite um aprendizado único sobre as técnicas e o mercado de book e retrato.
FICHA TÉCNICA
Carga horária: 16 h
Vagas: 15
Valor do investimento: R$650,00
Olhar Fotográfico – dias 22 a 25 , 28/02 e 02/03 das 19h às 22h
Através desse curso teórico e pratico, os fotógrafos vão aprender a usar os elementos de composição que conduzem à construção de imagens harmoniosas e fluentes, desenvolvendo a criatividade.
FICHA TÉCNICA
Carga horária: 20 h
Vagas: 15
Valor do investimento: R$500,00
Todos os cursos do mês de fevereiro são realizados em São Paulo.
Instituto Internacional de Fotografia – Matriz
Tel. – 11 3021 3335
E-Mail: cursos@iif.com.br
Endereços:
Rua Eusébio de Paiva, 68 – Alto da Lapa
CEP: 05054-080 – São Paulo – SP
Como tirar fotos melhores?
sexta-feira, 15 de janeiro de 2010
PROMOÇÃO WEDDING BRASIL 2010 – Ganhe 1 passaporte para o maior Congresso de Fotografia de Casamento da América Latina
Inove, personalize, crie, saia do comum. Esta é a proposta do Wedding Brasil 2010 – o maior congresso de fotografia de casamento da América Latina. E é neste mesmo clima que você pode ganhar um passaporte para os três dias de congresso.
Como participar:
Você deve seguir e retwittar frases do @weddingbrasil no TWITTER.
De agora até o dia 18/01, quem mais retwittar sobre o congresso, ganha um passaporte para os três dias de palestras no Memorial da América Latina, em São Paulo.
Vale postar frases indicando o site, mandar sugestões sobre palestrantes, comentários sobre a edição anterior, críticas. Apenas não esqueça de seguir e colocar @weddingbrasil em todas as postagens. Caso contrário, sua participação não vale.
O vencedor, aquele que tiver o maior número de Rtwitts, será divulgado no dia 18/01, no Twitter e no site do evento, aqui!
Não esqueça, quanto mais retwittar com postagens sobre o @weddingbrasil, mais chance você tem de participar do Congresso. Boa sorte!
Assista o vídeo sobre o evento:
Wedding Brasil 2010 from editora photos on Vimeo.
Descubra os segredos da técnica do Light Paint
Por: MOA
A técnica light paint, é uma das mais fantásticas viagens pelo mundo da fotografia.
Vários experimentos podem ser feitos através do movimento da luz e para isso precisaremos estar em um ambiente escuro para que a luz possa desenhar conforme a necessidade do fotógrafo.
Qualquer ponto de luz fica interessante desde que por traz da câmera haja uma criação e uma integração entre o fotógrafo e o assunto. Desde uma luz de vela, uma lanterna ou outro ponto de luz por menor que seja, o fotógrafo com seu olhar conseguirá um bom equilíbrio entre formas e movimentos para que haja uma fotografia interessante.
Abaixo segue alguns exemplos de fotografia em light paint construídas através de luz de uma fogueira.
Agora um movimento como se fosse uma magia feita por uma pessoa buscando o fogo:
Um outro exemplo entre uma luz incandescente com a combinação de luz de flash. Nessa técnica de light paint houve uma exposição no escuro apenas com uma luz incandescente e após essa exposição, foi acionado o flash no escuro iluminando apenas a pessoa, como onde houve o registro da luz no escuro e não há luz suficiente para o registro da luz do flash, o predomínio da pintura com luz foi evidenciado.
Há inúmeras possibilidades para se fazer um light paint, basta pegar um ponto de luz e usar a criatividade.
Fotos feitas no curso “Dos cristais aos pixels” Ministrados pelo moa e Elcio
quinta-feira, 14 de janeiro de 2010
Experimentos Fotográficos. Descubra sua câmera!
Por: MOA
A câmera fotográfica tem alguns controles básicos que dependem da organização deles para que possamos construir uma fotografia bem iluminada.
Esses controles são:
Obturador – que controla o tempo em que a luz incide sobre a película ou o CCD/CMOS
Diafragma- que controla a quantidade de luz através de uma abertura.
ISO- Que é a sensibilidade e irá controlar a luz através da quantidade que incidir sobre o material fotossensível.
As câmeras fotográficas possuem esse sistema de controles para facilitar a vida do fotógrafo e incorporado nela há um aparelho que se chama fotômetro para auxiliar a ver a quantidade de luz ideal a cada tipo de foto.
Vamos ver como funcionam esses e elementos:
Obturador- Esse dispositivo controla a quantidade de luz em frações de segundos , isto é; 1 segundo dividido por 1.000 significa um milésimo de segundo e ele é demonstrado como 1/1000. Já 1/500 significa 500 avos de segundos e assim por diante. Quanto maior o número sobre 1 significa um menor tempo em que a luz incidirá sobre o material fotossensível disponível dentro da máquina. Logo 1/1000 é a metade de 1/500 que será um quarto de 1/250 que será um oitavo de 1/125 e assim sucessivamente.
Diafragma- Esse dispositivo controla a quantidade de luz através de um orifício e em todas as objetivas das máquinas fotográficas esse dispositivo é aferido universalmente para que todos tenham o mesmo padrão de captura da luz. Ex. F 1.8 – f 2 – f 2.8 – f4 – f5.6-f8-f11-f16 e assim por diante dependendo da objetiva.
Nesse caso o menor número significa uma maior abertura, isto quer dizer que f1.8 tem o dobro do diâmetro de f2 que por sua vez será o dobro de f2.8 e assim por diante.
Por que o menor número significa a maior abertura? É que para calcularmos o número f(abertura) precisamos da DF(distância focal) da objetiva que dividido pelo diâmetro da abertura é igual a F(número do diafragma)
ISO- Quanto menor o número do Iso, maior será a definição dos detalhes da imagem, em virtude de Iso baixos terem mais grãos nos filmes propiciando uma maior ganho na formação da imagem. Embora mas máquinas digitais mais modernas, não podemos mais levar o número Isso com a granulação, algumas máquinas já minimizam o ruído(grão) para uma melhor definição da imagem.
Quando tiramos uma foto o fotômetro interno na máquina nos auxilia para escolher a melhor exposição e através dessa amostra que ele nos oferece, poderemos fazer fotos com diversos tipos de controle sem interferir no EV(valor de exposição). O que seria esse valor de exposição? Esse valor significa que poderemos alterar a abertura com a velocidade mantendo a quantidade de luz que irá incidir sobre o material fotossensível.
Ex. se o fotômetro nos indicou que para uma sensibilidade de ISO 200 com sol ao meio dia, deveremos utilizar a velocidade de 250 com f 11, poderemos também diminuir a entrada de luz pelo obturador como 500 e abrirmos mais o diafragma para f8, a luz que ira incidir no material fotossensível será o mesmo. Pergunta: se a luz que incide no material é o mesmo, então por que esses dispositivos são variáveis com uma gama enorme de opções de controles?
Esse sistema tem essa variação em virtude do fotógrafo poder criar com essas opções. Ex. se eu quero uma foto com o foco no primeiro plano e o segundo plano desfocado, basta escolher uma abertura grande como a f2.8 e uma velocidade curta tipo 1/500, mantendo sempre o EV que é o valor de exposição, isso irá propiciar sempre a mesma exposição na câmera, porém com um ênfase no primeiro plano. Mas se quisermos uma fotografia com baixa incidência de luz, poderemos utilizar um longo tempo de exposição como 1 segundo, 2,4,8 ou mais segundos, com isso o obturador estará aberto deixando entrar uma maior quantidade de luz através do tempo.
Com esses recursos poderemos desenhar com a luz. Se pegarmos uma lanterna em escuridão total e a movimentarmos, a luz só registrará o facho de luz e nada mais, então poderemos aplicar a técnica de paint light que se desenha com o auxilio da luz em movimentos.
Há inúmeros de artistas que se utilizam dessa técnica para a construção de imagens plásticas, fugindo um pouco do real na abordagem de uma nova concepção de imagem.
É imprescindível dominar esses controles de luz para que possamos desenvolver quaisquer tipos de fotografia, pois se conseguirmos dominar a máquina ela será apenas uma extensão do nosso olhar e o restante é conosco.